Edição impressaConfira a última edição impressa

Supere-se: conselhos e reflexões

Supere-se, motive-se, não pare agora. Dê mais um passo, pois um novo horizonte poderá se abrir. Não fuja, não se esconda, mostre quem você é mesmo que isso possa parecer insuficiente diante de seus problemas. Estabeleça datas para seus sonhos, não os deixe adormecidos, persiga-os até alcançá-los, pois até mesmo no caminho haverá aprendizagens.

Viva intensamente cada momento sem nunca se esquecer de Deus, pois é quem nos dá o fôlego de vida e é para Ele que um dia tornará. Trate seus dramas com sabedoria e, mesmo que o tédio esteja querendo tirar seu fôlego, dê o tempo que precisar para somente depois agir.

Seja ousado, mas não inconsequente, certifique-se de que o terreno em que está pisando é sólido o suficiente para aguentar o peso de sua bagagem. Permita-se por alguns momentos tornar-se como o suporte de uma grande samambaia, o qual não é visto por ninguém, mas é ele que a mantém sempre no alto.

Aprenda a esperar, mas não tome os formatos de uma situação que não agrade você. Estabeleça filtros quando estiver diante da televisão, não absorva conceitos que vão contra a sua moral, aquela que foi ensinada pelos seus pais e professores. Escolha melhor as suas importâncias, pois elas são como importações que, se não forem bem-selecionadas, podem exceder ao nosso limite de armazenamento.

Preserve o otimismo, mas não se torne alienado, veja a vida com os olhos da mente e do coração. Não exagere quando o momento de dor chegar, não o valorize a ponto de se esquecer dos dias de saúde e harmonia. Valorize sua profissão, mas não em detrimento do amor, da amizade e do companheirismo.

Não fuja de suas responsabilidades, pois, mesmo depois de muitos dias e noites, você ainda será cobrado por elas. Equilibre-se, não caia mesmo que a corda pareça estar sem sustentação, há muitos que ainda torcem por você. Não busque a vingança, mas persiga e busque incessantemente a tão almejada paz.

Entenda a vida como um grande espelho, faça para o outro apenas aquilo que quer que façam para você. Olhe nos olhos quando estiver falando com alguém, muitos segredos serão desvendados. Envolva-se com as amizades virtuais, mas não se esqueça do aperto de mão, do ombro que consola, do sorriso que acalma.

Pense no passado apenas para se lembrar de quais caminhos que deram ou não bons resultados hoje. Sorria, chore, viva, supere-se.

*Erika de Souza Bueno é coordenadora-pedagógica da Planeta Educação e Editora do portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); professora e consultora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo; articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.