Edição imprensaConfira a última edição impresa

Tem ‘Macarrão Quadrado’ na Festa Italiana de Monte Sião

Evento que começa nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, traz dança, música e receitas das “mamas” da cidade mineira!

A Capital Nacional da Moda Tricô exala tradição e cultura da Itália entre os dias 7 e 11 de setembro, durante a realização da Festa do Imigrante Italiano de Monte Sião.

Promovida pela Diretoria Municipal de Cultura, com o apoio do Círculo Ítalo-brasileiro da cidade, a Festa deve reunir mais de dez mil pessoas na Praça Prefeito Mário Zucato, onde acontecerão apresentações de músicas, danças, comida e muito, muito vinho, resgatando a cultura e tradição italiana.

A Festa começa esta quarta-feira com a alvorada e a apresentação da Banda “Santa Cecília”. Às 11h, acontece o tradicional desfile italiano que atravessa o centro da cidade contando a história da imigração, desde a saída das famílias da Itália, no final do século XIX, até os dias atuais. Figurantes retratarão o trabalho e o modo de vida dos imigrantes que chegaram a Monte Sião para trabalhar nas lavouras de café.

A programação deste ano ainda conta com a Academia de Dança “Crisdanse”, os grupos musicais “Stella Bianca” e “Finestra del Cuore”, o Coral “Canto à Capella” e o famoso cantor italiano Tony Angeli. Para quem gosta de outros ritmos a programação traz ainda artistas locais de estilos diversos. A programação completa está disponível no site da prefeitura de Monte Sião (www.montesiao.mg.gov.br).

Macarrão quadrado – No local da Festa há ainda uma praça de alimentação com massas, doces e vinho. Um dos pratos que o visitante não pode deixar de provar é o famoso “Macarrão Quadrado” – uma receita típica dos monte-sionenses.

A massa, misturada ao molho branco, empanada e frita, é servida com muito molho de tomate. A receita das ‘mamas’ de Monte Sião poderá ser encontrada na barraca do Círculo Ítalo-brasileiro. Recomenda-se um bom vinho tinto para acompanhar o prato.

Receita de Macarrão Quadrado:
Ingredientes:
500g de macarrão talharim largo, de boa qualidade
Fio de óleo ou azeite
Sal a gosto

Molho branco
750ml de leite
1 colher de sopa rasa de manteiga
100g de queijo parmesão ralado grosso
3 colheres de sopa cheia de amido de milho
Sal se necessário

* Dica: acrescentar um caldo de galinha e um copo de requeijão no molho para ficar mais saboroso.
Acompanhamento:
Molho de tomate da sua preferência
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
O macarrão deve ser bem quebrado, bem cozido e bem escorrido. Misturar bem com o molho branco, espalhe a mistura em uma assadeira quadrada grande. De preferência, use uma assadeira em que você possa deixar a massa com uma altura boa, de aproximadamente três centímetros. Deixe esfriar, cubra com papel manteiga ou alumínio e leve para geladeira por no mínimo oito horas.

Para fritar:
Após a massa ficar bem gelada, corte em quadrados de seis a oito centímetros, empane na farinha de trigo, passar no leite e na farinha de rosca e fritar em óleo bem quente e de boa qualidade. Sirva com o molho de sua preferência.

Agenda:
Festa do Imigrante Italiano de Monte Sião
Data: 7 a 11 de setembro de 2011
Local: Estrutura na Praça Prefeito Mário Zucato, no centro de Monte Sião
Estimativa de Público: 10 mil pessoas nos cinco dias de evento
Entrada: Franca
Realização: Diretoria de Turismo e Cultura – Prefeitura de Monte Sião (MG)
Telefone: (35) 3465 4560 – E-mail: turismo@montesiao.mg.gov.br

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam