Edição impressaConfira a última edição impressa

Testados pela provação

Assim como Jesus sofreu perseguições, também aqueles que O seguem sofrerão. O próprio Senhor nos diz: “O discípulo não está acima do seu mestre(…)” (Mt10,24 a). O discípulo acabará vivendo aquilo que o Mestre viveu. Se trataram assim a Jesus, o que não farão conosco? Por esta razão, Jesus deixa bem claro: “Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mc 8,34b).

Aí está nosso adestramento. O Senhor não tem receio de nos fazer passar pela provação. Ele sabe que precisamos ser provados. É a única maneira de criarmos têmpera, tornando-nos dessa forma os valentes guerreiros de que Ele precisa. Não estranhe: seus combatentes passam por muitas tribulações. São todos testados no fogo da provação.

Não é possível ser cristão e não ser perseguido. Quem não passa, como Jesus, por perseguições, controvérsias e tribulações de todo o tipo é porque não vive o legítimo Cristianismo. Profeta não é aquele que adivinha o futuro, mas aquele através do qual Deus fala aos nossos corações. Somos o canal de comunicação que Deus utiliza para falar. Justamente por causa disso, aqueles que não aceitam a Jesus e ao Evangelho acabam nos agredindo.

Na verdade, eles investem contra Aquele que fala e faz através de nós. Mas somos nós que acabamos sendo atingidos. Deus nos usa como luz. Por isso, incomodamos tanto os que não são d’Ele. Somos motivos de questionamento para as pessoas que não se importam com Deus.

Portanto, não se iluda! Se somos de Deus, se vivemos de modo cristão, acabamos por incomodar. É esse incômodo que pode nos salvar. Na verdade, não somos nós que incomodamos, é o Evangelho que vivemos, a luz de Deus que está em nós. Otermo guiborquer dizer guerreiro: guerreiro provado. Precisamos passar pela prova, só assim criaremos têmpera. Deus nos prova na vida, no sofrimento e na dor, para sermos aprovados na vida e conquistarmos a vitória.

 

Deus abençoe você! 
Seu irmão, 
Monsenhor Jonas Abib 
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.