Edição impressaConfira a última edição impressa

Tribuna Popular – 15/03/1997 – 15/03/2021

O jornal Tribuna Popular completa hoje, 15 de março de 2021, 24 anos de circulação. Para mim, é uma alegria enorme poder chegar até aqui, distribuindo gratuitamente 2000 exemplares a cada 15 dias, atualmente. No começo era mensal e só impresso, agora não, ele é muito mais completo. Muitas pessoas pensam que o jornal impresso tem menos alcance que a internet, engano de quem pensa assim, pois o jornal moderno, além da versão impressa, está também na internet. Só  o site do Tribuna Popular completa  13 anos no ar, com cerca de 10 mil notícias publicadas (um arquivo e tanto para a história destas cidades) e são cerca de 25 mil visitantes todo mês. Também temos nossa página no facebook, esta, embora tenha certo alcance, tem em média 4000 visitas por mês, por que eu não pago para impulsionar, se não pagar, a empresa restringe para as pessoas mesmo, por isso que muitas publicações oficiais de Governo, não tem tanto alcance, senão pagar para impulsionar. Temos ainda um grupo no WhatsApp, com mais de 100 participantes que toda quinzena recebe em PDF a edição que foi impressa. Mas, segundo estudos internacionais, um jornal impresso atinge em média quatro pessoas, sendo 2000 exemplares, há cerca de 8000 leitores a cada quinzena. Exemplo é que uma pessoa pega um jornal e leva para uma família que tem  seis pessoas, as vezes as seis leem o mesmo jornal. Também ficam em algum comércio, em que 20 pessoas podem ler o mesmo jornal, por isso essa média de quatro por jornal.

Mas mesmo com as dificuldades, como qualquer outra empresa  na pandemia, ainda me sinto realizado em poder exercer a profissão que escolhi por vocação, que é ser jornalista profissional.  Agradeço do fundo do meu coração, todos os colaboradores que são muitos, nem posso citar nomes, que não caberiam aqui, os que incentivam o jornal com anúncios, as fontes que passam reportagens, enfim são inúmeros e o jornal só chegou até aqui e já entrou para a história destas quatro cidades, Borda da Mata, Bom Repouso, Tocos do Moji e Senador José Bento, graças a vocês.  As vezes aumentam os apoios, as vezes diminuem, mas isso, em nenhum momento, diminuiu a minha vontade de exercer essa profissão e tentar, ao máximo possível, levar aos leitores uma informação de qualidade, com responsabilidade e principalmente, sem ficar denegrindo a imagem de nossas cidades. Nós que amamos  nossas terras, temos o dever de ajudar a criar soluções para os problemas ou invés de ficar só apontando defeitos, como se tudo pudesse ser feito num passe de mágica. Enfim, a linha editorial do jornal continuará a mesma, que é sempre levar os nomes, as belezas e as riquezas destes municípios por todo país.

Vamos entregar nas mãos de Deus para que no próximo ano, quando o jornal completar 25 anos, o mundo possa estar melhor e nós possamos viver com mais alegria, menos ansiedade e mais esperança.

Muito obrigado a todos!!!

Antonio Donizete de Sousa

Jornalista

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.