Edição impressaConfira a última edição impressa

Turismo: Rota de Aventura em Borda da Mata tem três percursos sinalizados

Trabalho conjunto da Prefeitura com o Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata envolveu representantes de associações, entidades, grupos e empresários para estruturar o desenvolvimento econômico e social em Borda da Mata, por meio do turismo. Entre as ações, a demarcação de rotas para atrair e orientar, tanto o visitante quanto o bordamatense para visitar Borda da Mata. Borda da Mata conta com cinco rotas: Rota Religiosa, Rota da Cidade, Rota Gastronômica, Rota da Moda e Rota de Aventura. Nessa última foram sinalizados três percursos para dar início à Rota de Aventura.

As trilhas, estradas e caminhos propícios para percorrer a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road organizadas em roteiros para permitir a contemplação da natureza em terras bordamatenses. Três trilhas foram sinalizadas: Pesqueiro/Cruzeiro (21km), Volta do Darney (25km) e Pedra do Retiro (25km).

Pedra do Retiro – Considerando a Praça Nossa Senhora do Carmo como ponto de partida, descer para a Avenida João Olivo Megale e seguir para o bairro Santa Cruz. A partir daí, o trecho é sinalizado. O turista vai passar pela Ponte de Zinco (seguir a esquerda, na estrada para o Bairro dos Marianos). Seguir a direita, na estrada para o Bairro da Grota Rica. Trevo do Bambuçu (Seguir a esquerda, na estrada para o Bairro da Grota Rica. Subir a esquerda, logo após o casarão (início do trecho off road). Pegar trilha à esquerda (somente a pé). Por fim, a Pedra do Retiro que fica na tríplice divisa dos municípios de Borda da Mata, Congonhal e Senador José Bento. Nível intermediário de dificuldade (ida e volta são cerca de 25 Km, com 500 metros de ganho de elevação e altitude máxima de 1.150 metros).

Volta do Darney –  Percurso já conhecido de muitos ciclistas, um convite para desbravar a beleza rural de Borda da Mata com uma pitada de história. Conhecido como Volta do Darney, o passeio tem aproximadamente 20 km e começa pelo bairro São Benedito, sentido bairro Santa Cruz, passa pela Ponte de Zinco, passa pelo Gaspar e depois no bairro Areião, onde está localizada a propriedade do Sr. Darney, que tornou referência neste caminho. A volta acontece pela antiga linha do trem até alcançar de novo o bairro Santa Cruz. Trecho sinalizado a partir do bairro Santa Cruz.

Pesqueiro/Cruzeiro – Aproximadamente 20km em uma volta cheia de aventura e contemplação. A partir das praças centrais, segue para a Avenida João Olivo Megale, sobe o morro da Apae/Asilo, em direção ao Pesqueiro São Mateus – início da estrada rural. Segue estrada do bairro Mascate até o Açude – referência Sítio Toca da Coruja. Segue para o bairro Palma, atravessa o asfalto em direção ao bairro Contendas. Entrada para o Santo Cruzeiro, um dos principais pontos naturais de Borda da Mata, com uma vista incrível. De lá, desce para as praças centrais. (Ainda sem as placas).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam