Edição impressaConfira a última edição impressa

Unidades de Saúde de Borda da Mata orientam pacientes sobre tratamento e cura da Hanseníase

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das referências especializadas, tratamento e acompanhamento gratuito para os casos de hanseníase.
Como forma de chamar a atenção da população e dos órgãos públicos para a relevância de se discutir estratégias para o diagnóstico precoce da hanseníase e contribuir para a melhoria dos aspectos de detecção de casos, tratamento, cuidado e reabilitação, anualmente o último domingo de janeiro é marcado como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, instituído de acordo a Lei federal 12.135/2009. Neste ano, a data foi celebrada no domingo, dia 26/01.
A doença, quando não diagnosticada e tratada na forma inicial, pode se agravar, levando ao aparecimento de incapacidades físicas. Essa evolução ocorre, em geral, de forma lenta e progressiva.
Em Borda da Mata
Para mais informações, procure a Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro e converse com o enfermeiro para receber as orientações do tratamento. Em Borda da Mata são seis UBS: Centro, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Cervo e Sertãozinho.
Tratamento
O tratamento com Poliquimioterapia (PQT) consiste em uma associação de antimicrobianos, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). O paciente deve tomar a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde e as demais são auto administradas. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Para crianças com hanseníase, a dose dos medicamentos do esquema padrão é ajustada de acordo com a idade e o peso. Já no caso de pessoas com intolerância a um dos medicamentos do esquema padrão, são indicados esquemas substitutivos.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.