Edição imprensaConfira a última edição impresa

Veja redações que alcançaram nota acima de 950 no Enem.

RIO – O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e, ao que tudo indica, a banca de redação teve uma correção mais exigente. Enquanto em 2016 foram 291.806 redações zeradas, em 2017 o número subiu para 309.157. Em um contexto como esse, observar o texto de alunos que se aproximaram de 1.000, nota máxima do exame, é importante.

O tema ” Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, considerado um dos mais difíceis dos últimos anos, também foi árido para Rafaela Marchon, de 18 anos. No entanto, a estudante conseguiu obter nota 980 na prova. Segundo ela, nesse caso, a prática foi o que quase a levou à perfeição:

— Na hora que eu vi o tema achei um pouco complicado, porque era muito específico. Eu li os textos de apoio e comecei a escrever tudo que eu lembrava sobre o tema. Anotei várias coisas e eu sempre monto os argumentos da redação antes de escrevê-la. Eu fazia três redações por semana e tinha na cabeça muitas citações que podem ser usadas em diversos teA estudante quer tentar uma vaga no curso de medicina e já tenta descobrir qual a melhor instituição para apostar suas fichas quando o Sisu for aberto no dia 23 de janeiro.

— Vou colocar minha nota em um aplicativo que observa as notas do ano anterior e diz onde você conseguiria passar com esse resultado. No momento, ainda não consegui fazer isso, porque o app está congestionado — diz Rafaela.

João Antônio Ferreira, de 18 anos, tem outra estratégia para conseguir uma vaga no Sisu. O estudante, que tirou 960 na redação, já analisa o edital de cada universidade para verificar qual instituição confere maior peso à nota dessa prova.

— A minha primeira opção é a UFF, mas para a segunda estou pesquisando os pesos de cada universidade e tentar um encaixe para que eu passe nessas instituições por meio da segunda opção — diz João.

Assim como Rafaela, o aluno conta que foi adaptando seu texto para que, na hora da prova, conseguisse traçar um plano B caso o tema fosse muito incomum, o que de fato aconteceu.

—  Eu fui praticando redação diariamente e fui adaptando minha escrita. Não adianta fixar um monte de coisa na cabeça se você não consegue ter uma rota de fuga. O tema mais próximo sobre o qual fiz uma redação foi sobre deficientes físicos, mas li os textos de apoio e pensei como seria a inclusão desses estudantes, o que facilitaria isso e fui desenvolvendo. Mas o tema também foi um baque para mim.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam