Edição imprensaConfira a última edição impresa

Vendas do Dia dos Namorados caíram 0,5% em 2015, apontam FecomercioSP e Boa Vista SCPC

malas

Considerando todo o movimento do comércio do período, o faturamento foi cerca de R$ 5,2 bilhões a menos em relação ao ano passado 

– A exemplo do que ocorreu na Páscoa e no Dia das Mães, a atual conjuntura econômica levou à queda das vendas no Dia dos Namorados. Dados da Boa Vista SCPC mostram que as vendas do comércio para a data recuaram 0,5% em relação a 2014. É a primeira queda desta data comemorativa desde 2009.

 

Em faturamento, considerando a movimentação de todo o comércio no período entre 1º e 12 de junho, com base na projeção de uma forte queda real no faturamento do varejo no Brasil, na proporção de vendas do período do Dia dos Namorados em relação ao total do mês e no resultado de queda de 0,5% no número de consultas da base de dados da Boa Vista SCPC, a FecomercioSP estimou que o volume total de vendas no varejo foi 13,3% menor do que em 2014 (descontada a inflação), ou cerca de R$ 5,2 bilhões a menos do que no ano passado.

Ainda segundo dados da Boa Vista SCPC, em 2014 as vendas no comércio superaram em 0,8% o desempenho verificado no mesmo período de 2013.  Apesar de ser um recuo menos intenso do que o observado em plena crise (-1,2% em 2009) e no Dia das Mães (-1,2% em 2015), o indicador acompanha a tendência de queda da atividade do comércio.

O estado de São Paulo representa cerca de um terço do varejo nacional,  ou seja, a queda de vendas deve ter sido de mais de R$ 1,5 bilhão no período considerado. Trata-se de um volume de recursos muito relevante que deixa de chegar ao varejo e aprofunda ainda mais a crise vivida pelas empresas do setor, principalmente as micro e pequenas, que normalmente trabalham com margens mais apertadas. O resultado sugere, ainda, que deverá ser observada nova piora nos indicadores de estoques de junho, reforçando o cenário de promoções observado no comércio.

Nota Metodológica

O cálculo do volume de vendas para o Dia dos Namorados de 2015 é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia dos Namorados foram consideradas as consultas realizadas no período de 1º a 12 de junho de 2015, comparadas às consultas realizadas entre 1º e 12 de junho de 2014. A variação no faturamento, por sua vez, é estimada com base na variação das consultas, na sondagem elaborada pela FecomercioSP e nos dados da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) e da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), ambas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam