Edição impressaConfira a última edição impressa

Vigilância em Saúde de Borda da Mata identifica focos do mosquito da dengue e pede atenção aos moradores

A equipe do setor de Vigilância em Saúde de Borda da Mata está mobilizada para o combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, chikungunya e outras.
Em trabalho de campo pela cidade, foram identificados focos do inseto em oito bairros. São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima e Centro lideram o ranking com três focos encontrados. São Benedito, Santa Rita e Santa Terezinha vêm em seguida, com dois focos. Ainda foram encontrados focos do mosquito no Santo Antônio e Santa Cruz, um em cada bairro.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, lembra que o período chuvoso cria as condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue, sendo o momento mais crítico do ano no enfrentamento ao inseto. Segundo ela, é preciso que todos colaborem. “Nós estamos a postos, orientando, checando pontos de foco do mosquito, eliminando larvas, mas sem a colaboração de todos não há como fazer um combate eficaz contra o Aedes aegypti”, avalia.
Os cuidados para eliminar o Aedes aegypti são simples. Com uma dose de boa vontade, todos podem colaborar no combate e ajudar a proteger a todos da série de doenças provocada pelo inseto. Confira a seguir as dicas da Vigilância em Saúde de Borda da Mata:
-Não deixar acumular água em qualquer recipiente que seja (baldes, pneus, tampinhas de garrafa, pets, calhas, vasinhos de plantas…);
-Avaliar sempre a laje das residências, uma vez que o número de focos do mosquito nestes locais tem aumentado muito;
-Limpar as caixas d’água periodicamente e mantê-las sempre fechadas;
-Trocar diariamente a água da vasilha dos animais domésticos e lavar com esponja pelo menos uma vez por semana;
-Piscinas em uso tratar com cloro e piscinas desativadas devem ser mantidas secas;
– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter sempre a lixeira fechada;
-Donos de lotes, por favor, manterem seus lotes limpos (grande parte dos focos se encontram em terrenos baldios sujos);
-Se precisar guardar alguma garrafa, sempre acondicioná-la com a boca para baixo a fim de evitar que acumule água;
-Flores que acumulam água em suas folhas, como as bromélias por exemplo, usar uma mistura de uma colher de água sanitária para cada litro de água e regá-las com esta mistura;
-Se identificar alguma situação de risco, avisar a Vigilância em Saúde do município, situada na Secretaria de Saúde.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.