Edição impressa Quer anunciar para Borda da Mata e região? Saiba como

Vigilância Sanitária de Borda da Mata atua na prevenção de riscos à saúde da população

vigilancia 2017O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata tem a função de viabilizar a saúde preventiva e elevar o bem estar da comunidade como um todo. De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosaly Esther “muitos desconhecem a importância e utilidade da Vigilância Sanitária para a saúde, porém este setor tem papel fundamental para a qualidade de vida da população”.
As práticas da Vigilância incluem a fiscalização e orientação de estabelecimentos que comercializam e/ou fabricam produtos alimentícios em mercados, mercearias, lanchonetes, bares, açougues, panificadoras, etc. Nesses locais, o setor controla as situações que possam colocar em risco a saúde do consumidor para evitar possíveis intoxicações alimentares.
No município, as fiscais sanitárias Josefina Maria Pinto Giusto e Rosilene de Pádua Andrade agem na verificação das condições de higiene, infraestrutura, abastecimento de água, manejo de resíduos, exposição do alimento pronto para consumo, práticas dos funcionários no manuseio de produtos de todo o comércio varejista, entre outros. Josefina afirma que “essas ações objetivam disponibilizar os produtos e serviços para os cidadãos com a qualidade compatível aos requisitos de Sistema Público de Saúde”.
Tem função também de estimular a limpeza de casas, quintais e terrenos em ação conjunta com o Departamento Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, coordena o programa de zoonoses, em que os cães de rua estão sendo vacinados e vermifugados, em parceria com as ONGs de defesa dos animais e a clínica veterinária São Francisco.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Protected by WP Anti Spam
 
Copyright Tribuna Popular