Edição impressaConfira a última edição impressa

Vinhos do Brasil atraem a atenção de compradores internacionais

Profissionais de restaurantes e lojas especializadas visitaram a Serra Gaúcha nas últimas semanas


A crescente qualidade dos vinhos brasileiros continua atraindo os olhares de compradores internacionais. Nas últimas duas semanas, pelo menos nove profissionais, de redes de restaurantes e lojas de bebidas, nos Estados Unidos e na Inglaterra, estiveram na Serra Gaúcha para conhecer as vinícolas e o processo de elaboração de vinhos, espumantes e sucos de uva em cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Pinto Bandeira e Alto Feliz.De olho na exposição do Brasil com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, o Grupo Darden, maior grupo de restaurantes do mundo, com 2.100 estabelecimentos nos 50 estados norte-americanos e com aproximadamente 200 mil empregados, mira nos vinhos brasileiros. George Milliotes, comprador de duas das sete cadeias do conglomerado (Seasons 52 e The Capital Grille), esteve na Serra Gaúcha em busca de sete rótulos para uma campanha com foco nas bebidas verde-amarelas que a rede Seasons 52 irá realizar no ano das Olimpíadas em seus 43 restaurantes.Durante quatro dias, Milliotes degustou mais de duas centenas de rótulos em vinícolas participantes do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Na primavera e no verão de 2016 (no Hemisfério Norte), as pessoas estarão muito interessadas no Brasil. Vamos acordar de manhã e a primeira coisa que vamos fazer é ligar o canal de esportes durante as Olimpíadas e o foco estará no Brasil. Em nossos restaurantes, queremos estar aptos a mostrar às pessoas produtos do Brasil. Acho que será excelente.”

No Brasil pela primeira vez, Milliotes se disse surpreso com a qualidade dos vinhos e espumantes que provou. “De modo geral, a indústria vinícola brasileira está produzindo vinhos com ótimo equilíbrio, a graduação alcoólica é moderada, entre 12,5% e 13%, em média, acho que é muito interessante, o que vai muito bem com as refeições”.

Atualmente, dois vinhos brasileiros (Miolo Chardonnay e Perini Macaw Tannat) estão entre os rótulos selecionados para a Flights and Flatbreads, ação da Seasons 52 na qual o cliente escolhe uma das três categorias (brancos, tintos e aclamados), cada uma com três opções, degusta os três vinhos e recebe uma taça cheia daquele que mais gostar. A bebida é acompanhada de um flatbread, espécie de pão chato feito de farinha, água e sal e sem fermento, com seis opções de recheio. Os preços dos combos variam de US$ 15 (categorias com os rótulos brasileiros) a US$ 20. A ação prossegue até maio.

“É uma grande oportunidade, porque, para o cliente médio, se você diz ‘vinho brasileiro’, provavelmente nunca provou um vinho brasileiro. Se educarmos nossa equipe, nossos garçons e garçonetes apropriadamente, poderemos fazer uma apresentação melhor. Os dois vinhos brasileiros que estão na promoção atual estão vendendo muito, muito bem. A melhor parte disso é que os garçons amam os vinhos e por isso os vendem”, avalia.

Além da Seasons 52 e da The Capital Grille, o Grupo Darden é proprietário das bandeiras Eddie V’s Prime Seafood, BahamaBreeze, Yard House Bar and Grill, LonghHornSteakHouse e Olive Garden.

Vencedor de concurso promovido pelo Wines of Brasil visita região
Quem também passou pela região foi o britânico Brian Saunders, sócio de uma loja especializada em vinhos na cidade de Swindon, no sudoeste da Inglaterra. A viagem ao Brasil foi o prêmio pela conquista do título de melhor vitrine na Window Display Competition, concurso realizado pelo Wines of Brasil em uma ação de marketing durante a Copa do Mundo 2014. Para decorar a vitrine da loja, Saunders convocou uma brasileira que trabalha em um bar na mesma rua da loja de vinhos. Para chamar a atenção dos clientes, o espaço recebeu bandeiras do Brasil, bolas de futebol verde e amarelas, adereços carnavalescos, camisas da Seleção, pneus estilizados em formatos de tucanos e araras e muitas garrafas de vinhos brasileiros. “Agradeço ao Wines of Brasil por ter me dado a chance de conhecer de perto como são feitos os vinhos brasileiros. É uma oportunidade a mais que teremos de oferecer os produtos aqui elaborados para nossos clientes”, salientou o britânico, que também foi ao Rio de Janeiro assistir aos desfiles das escolas samba do grupo especial, na Marquês de Sapucaí.

Compradores dos EUA elogiam qualidade dos vinhos brasileiros
Na ação mais recente, sete compradores de redes de restaurantes de diversas cidades dos Estados Unidos também tiveram agenda intensa. “Vir ao Brasil foi fundamental para entender realmente a qualidade dos vinhos que todos aqui estão fazendo. Antes de vir, como muitos americanos, não tinha nenhum conceito dos vinhos do Brasil. Estou tão impressionada com a qualidade dos vinhos, a paixão por trás dos vinhos, as técnicas, a acidez brilhante. Há vinhos fabulosos!”, avalia Maeve Pesquera, diretora nacional de Vinhos da Fleming’s Prime Steakhouse& Wine Bar, uma rede de 66 restaurantes espalhados em 28 Estados norte-americanos.

O grupo veio à Serra a convite do Wines of Brasil por meio da Full Circle, empresa de RP que presta serviço ao projeto de exportação nos Estados Unidos. “Para o americano típico, se você perguntar coisas que são significativas sobre o Brasil, vão falar samba, Carnaval, praia, bossa nova. Ninguém sabe que produzem vinho aqui. Mesmo se sabem que produzem vinho aqui, não sabem que é tão diferente do que os vinhos da Argentina, do Chile. Essas visitas são muito importantes para dar condições a quem é influente a oportunidade de ter uma experiência pessoal a respeito dos vinhos”, salienta Evan Goldstein, responsável pelo departamento de Educação sobre Vinho na Full Circle e autor do livro Wines of South America – The Essential Guide (Vinhos da América do Sul – O Guia Essencial), ainda sem edição em português.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.