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Estado atende 1,3 milhão de requisições do seguro-desemprego

Postos gerenciados pela SERT são responsáveis por 77,5% da demanda estadual

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) atenderam, entre janeiro e setembro deste ano, 1,392 milhão de pedidos do seguro-desemprego. Isso corresponde a 77,5% da demanda estadual registrada no período, que, segundo relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), somou 1,795 milhão de solicitações.

Gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), a rede dos PATs conta, atualmente, com 251 unidades – 30 delas em unidades do Poupatempo – que prestam este serviço. Para requerer o benefício, instituído em janeiro de 1990, é necessário comparecer em qualquer posto com carteira de trabalho, termo de rescisão contratual devidamente preenchido pela empresa e um documento de identificação.

De acordo com Tadeu Morais, secretário de Estado do Emprego, “além dos PATs, a população também tem acesso ao serviço nas unidades do Sine (Sistema Nacional do Emprego) municipal, mantidas através da parceria MTE e prefeituras.”

Equipe treinada

Para Marcos Wolff, da Coordenadoria de Operações da pasta estadual, o avanço na capacitação dos atendentes explica a grande demanda. “Neste ano, 448 funcionários, de aproximadamente 100 postos, passaram pelos treinamentos. Foram 342 e 251 capacitados em 2012 e 2013, respectivamente”, conta. Ele acrescenta que “muitas unidades do Sine municipal não dão mais entrada no benefício, como Bauru, por exemplo.”

Mais sobre os PATs

Além do seguro-desemprego, os Postos disponibilizam serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteiras de trabalho e demais informações sobre os programas gerenciados pela SERT, como o Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista, Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), Banco do Povo Paulista, Time do Emprego, Frente de Trabalho, entre outros.

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