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Atividades culturais enriquecem vivência dos estudantes de Borda da Mata

O final de agosto movimentado nas escolas de Borda da Mata. Os cerca de dois mil alunos da rede municipal participaram de atividades culturais que promoveram um verdadeiro mergulho na história e cultura regionais do Brasil, do município e até das famílias dos estudantes.
As escolas se organizaram em torno de atividades voltadas para o folclore. Figuras míticas como o ‘Saci-pererê’, lendas como a do boto cor-de-rosa e do ‘Bumba meu boi’ aproximaram os jovens alunos das particularidades regionais que formam a diversidade cultural do país.
Depois de aprender sobre lendas, figuras míticas e entender como o conhecimento de um povo é passado de geração para geração, sob a orientação dos professores, os alunos prepararam uma apresentação para os pais e toda a comunidade escolar. Teve exposição de desenhos, pinturas e outras artes plásticas, teatro e dança. Uma festa só.
A educadora Pollyana Ribeiro,  diretora da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos, explica que esse enriquecimento da experiência dos estudantes em sala de aula é uma tarefa que exige uma nova postura das escolas. Trata-se de “estabelecer uma visão real da práxis pedagógica em relação à atividades cultural, encarando-a como um meio de transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem significativa para os alunos”, aponta a diretora.
Essa nova postura envolve o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar em todos os níveis. A participação também deve ser cada vez mais ativa. “Exige que a escola assuma uma postura de mudanças, recriando desde o planejamento curricular à execução de novas estratégias; trabalhar em um novo currículo, preparar também os profissionais de educação, fazer parcerias com pais e comunidade, incluir projetos voltados para essa diversidade cultural em seu projeto político pedagógico, através da ação participativa de todos que estão envolvidos diretamente ou indiretamente com a escola”, projeta.
Culinária aproxima estudantes das raízes familiares enquanto revela pano de fundo histórico
Em um mundo globalizado, totalmente conectado, como estimular os estudantes a valorizar sua raízes? As atividades desenvolvidas pela rede municipal de educação para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas mostram que ações criativas e envolventes cumprem o papel com perfeição.
Foi mais ou menos assim: professores e alunos escolheram receitas do repertório familiar e local e fizeram uma exposição. No cardápio das apresentações, que foram de 26 a 30 de agosto, quitutes como o bolinho de polvilho doce da Tia Lucimara ou a rosquinha de nata da mamãe Renata e vovó Sônia, familiares da aluna Ayla. Por trás de cada receita, os alunos descobriram que havia não apenas ingredientes, mas muita história.
As delícias recheadas de causos cumprem uma função importante na introdução da nova base curricular, como explica Pollyana: “Uma de suas competências é: valorizar e fazer fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e estimular as diversas práticas da produção artístico-cultural”.
O prefeito André Marques aponta que o envolvimento dos estudantes nas atividades culturais é um fator fundamental para ampliar suas experiências, fazendo-os experimentar o conhecimento de forma concreta. Para o gestor, o trabalho nas escolas do município tem sido exemplar. “Todos os profissionais da Educação estão de parabéns pela experiência de conhecimento e de vida que estão proporcionando para os nossos estudantes. Merendeiras, professores, o corpo pedagógico, diretores e nossa diretora do Departamento estão realizando com muito sucesso uma das nossas grandes metas que é oferecer educação de qualidade para os nossos jovens”, avalia.

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