Edição impressaConfira a última edição impressa

Aumenta o total de beneficiários de planos de saúde

IESS identifica expansão na base de vínculos impulsionada pelos planos corporativos. Segmento de planos exclusivamente odontológicos tem forte alta

Os beneficiários de planos de saúde no Brasil totalizaram 48,66 milhões de vínculos em setembro de 2012, um crescimento de 2,9% em relação ao mesmo mês de 2011. Apenas no terceiro trimestre, cerca de 240 mil vínculos foram incorporados à base de beneficiários, alta de 0,5%. Os dados constam do boletim “Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar” (Naciss), produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com base em dados que acabam de ser atualizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O documento está disponível em www.iess.org.br.

“Nossa expectativa é que 2012 tenha registrado crescimento de 2,5% a 3% no total de beneficiários comparativamente a 2011”, estima Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS. Como as projeções do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 apontam para uma evolução ao redor de 1%, Carneiro destaca que o segmento de planos de saúde obteve um bom desempenho no ano. “Os planos coletivos empresariais apresentaram alta de 5,3% em setembro de 2012 ante setembro do ano anterior. Resultado tanto da continuidade de geração de empregos, apesar do PIB desaquecido, quanto da valorização dos empregados por este benefício”, observa. “Muitas empresas, para atraírem ou reterem profissionais, investem neste benefício.”

Caso o mesmo desempenho do setor se mantenha em 2013, com crescimento no patamar de 2,5% a 3%, o ano deve encerrar com mais de 50 milhões de beneficiários de planos de saúde. “Acreditamos que esse resultado poderá ser bastante factível. Tudo vai depender da manutenção do aquecimento do mercado de trabalho brasileiro”, analisa Carneiro.

Crescimento maior

O crescimento expressivo das empresas de planos de saúde têm despertado grande interesse de investidores estrangeiros no País. Mas é no segmento de planos exclusivamente odontológicos (sem a combinação com planos de assistência médica), aponta o IESS, que o Brasil tem registrado crescimento mais intenso. Segundo o boletim Naciss, o total de beneficiários de planos odontológicos atingiu, em setembro de 2012, 18,44 milhões de vínculos, um crescimento de 12,1% em comparação ao mesmo mês de 2011. No período, cerca de 2 milhões de beneficiários ingressaram nos planos odontológicos.  Considerando os planos combinados com assistência médica, o volume de beneficiários atingiu 22,43 milhões de vínculos.

Na avaliação de Carneiro, o segmento de planos odontológicos tem se mostrado fortemente promissor em virtude da ainda reduzida base de beneficiários no País. “Dos 18,44 milhões de vínculos, cerca de 12,5 milhões advêm de contratos empresariais, ou seja, um benefício oferecido pelas empresas aos funcionários”, revela. “Em relação a setembro de 2011, o volume de beneficiários de planos coletivos empresariais cresceu 13,9%. Isso demonstra que a questão da saúde bocal tem ganho relevância na gestão de saúde das empresas e nos planos de benefícios concedidos para atração e retenção de funcionários”, adiciona.

A expectativa do IESS é de continuidade de expansão desse segmento em 2013, embora não seja possível, neste momento, estimar se o patamar de dois dígitos será mantido. “Pouco mais de 10% da população brasileira conta com planos odontológicos. Então, é de se esperar que esse produto cresça muito, mas neste caso também vai depender de fatores como a continuidade de geração de empregos e a oferta deste benefício pelas empresas”, pondera Carneiro.

 Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos da saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade das operadoras e contínua qualidade no atendimento aos beneficiários.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.