Edição impressaConfira a última edição impressa

Boletim da Saúde em Borda da Mata traz balanço de atendimentos antirábicos com orientações para a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata preparou um Boletim de Vigilância em Saúde com um balanço dos atendimentos AntiRábicos na cidade entre janeiro de 2018 a maio de 2019. O atendimento se dá sempre que alguém procura as unidades de saúde vítima de mordida ou arranhadura por caninos e felinos com suspeita de infeção pelo vírus da Raiva.
No período analisado, foram feitos 44 atendimentos, sendo 23 em 2018 e 11 nos primeiros cinco meses de 2019. Em 26 desses casos foi necessário recorrer à vacina AntiRábica por precaução, já que não era possível observar o animal para averiguar se ele era portador do vírus.
Nos últimos meses, o setor de Vigilância em Saúde tem redobrado o cuidado no atendimento a esses casos, por conta da redução na produção do imunobiológico e soro AntiRábicos Humano pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde . “Devemos estar atentos à medidas de Profilaxia que auxiliarão no uso consciente destes, a fim de serem usados somente quando realmente necessário”, diz o boletim.
O boletim reforça a importância de os moradores comunicarem às autoridades de saúde sempre que houver agressão de animal suspeito de ser portador do vírus da Raiva.
Ainda de acordo com o documento, “podem ser dispensados do esquema profilático pessoas agredidas por cão ou gato que, com certeza, não têm risco de contrair a infecção rábica”, enquadram-se nesta condição  animais que vivem dentro do domicílio, que não tenham contato com outros animais desconhecidos, que somente saem à rua acompanhados de seus donos e que não circulam em área com a presença de morcegos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.