Edição impressaConfira a última edição impressa

Caixa atinge mais de 288 mil contratações de certificação digital em 2011

Certificados digitais permitem a identificação segura de informações eletrônicas e transações pela Internet

 

A Caixa Econômica Federal atingiu o número de 288.605 contratações de certificados digitais – Identidade Digital CAIXA em 2011. O aumento no volume de contratações no ano passado ocorreu, principalmente, por conta da nova versão do programa Conectividade Social, que exigiu a adequação dos certificados digitais ao padrão ICP-Brasil.

 

“Esse resultados são históricos e demonstram o bom momento desse mercado”, afirma o vice-presidente de Logística da CAIXA, Paulo Roberto dos Santos. A CAIXA, que está credenciada para emitir certificados digitais desde 2002, definiu estratégia e pacote específico para as contratações, sustentando o volume de vendas. É a única instituição financeira credenciada como Autoridade Certificadora (AC), além de ser a empresa com a maior rede de Agentes de Registros habilitados no país.

 

Segundo o vice-presidente, o banco vê boas perspectivas de crescimento desse produto em 2012, o que contribuirá para sua massificação. “A massificação do Certificado Digital propicia cidadania e desenvolvimento institucional”, comenta. Ele ressalta que a CAIXA, ao incluir em seu portfólio de produtos a certificação, atende às necessidades de seus clientes que compram eletronicamente e que fazem uso de serviços do governo. Acredita, ainda, que este instrumento estará cada vez mais presente na vida das pessoas e das instituições.

 

Transações Seguras:

A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite a realização de transações eletrônicas dos mais diversos tipos com segurança, de forma a evitar fraudes. Os certificados digitais funcionam como uma espécie de documento de identidade virtual, que permitem a identificação segura de informações eletrônicas e transações pela Internet. Um certificado digital contém os dados de seu titular, como nome, data de nascimento, chave pública, nome e assinatura da AC que o emitiu, podendo ainda conter dados complementares, como CPF, título de eleitor e RG.

 

Diversos serviços e negócios estão sendo construídos tendo como requisito de validade que o cliente seja autenticado com sua Identidade Digital. Com isso, muitos documentos e informações já nascerão de forma eletrônica, conferindo racionalidade, redução de custos, tarifas menores e responsabilidade ambiental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.