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Caixa inicia prova de vida para beneficiários do INSS

 O processo será informado aos beneficiários por meio dos extratos bancários

A Caixa Econômica Federal inicia, a partir de maio, a prova de vida dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de crédito em conta do banco.  O recadastramento para os aposentados e beneficiários do INSS que recebem via cartão magnético já acontece anualmente. A partir deste ano, o procedimento passa a abranger também os que recebem por meio de crédito em conta.

Serão cinco milhões de beneficiários convocados para o recadastramento na CAIXA, por meio de mensagem nos rodapés dos extratos e saques realizados, ou ainda por meio do Internet Banking CAIXA. Após o recebimento das mensagens, os aposentados e pensionistas terão 30 dias para comprovar que estão vivos. Para isso, deverão se dirigir à agência da CAIXA onde possuem conta portando o cartão magnético e um documento de identificação com foto que poder ser a carteira de identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.

Os aposentados e pensionistas do INSS devem aguardar o recebimento de comunicado do banco, sem necessidade de comparecer às agências. A prova de vida é obrigatória a todos os segurados como forma de evitar fraudes. Quem não realizar o processo corre o risco de perder o benefício.

Entenda a Prova de Vida do INSS na CAIXA:
1) Quando começará o recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS?
R – O recadastramento, denominado – Prova de Vida, para os beneficiários que recebem via cartão magnético, já acontece anualmente. Para os beneficiários que recebem por meio de conta corrente, o processo será iniciado em maio de 2012.

 
2) Até quando vai? Ou em que período deve ser feito?
R – A realização de prova de vida será realizada anualmente. O beneficiário será comunicado pelo banco para que compareça, em um prazo de 30 dias, conforme o cronograma de convocação.

 
3) Quem precisa fazer o recadastramento?
R – Todos aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS.
 
4) O que o aposentado deve fazer para se recadastrar?
R – Ao ser comunicado, comparecer a uma agência da CAIXA munido de documentos de identificação (CI, CTPS, CNH).
 
5) Em caso de dificuldade de locomoção, como o procurador deve ser nomeado?
R – O beneficiário do INSS deverá nomear um procurador no próprio INSS, em uma das agências da Previdência Social.
 
6) No caso da identificação biométrica, é do procurador ou do aposentado que se faz o registro?
R- Do aposentado.
 
7) Em que situações o banco pode pedir atestado médico ou outros documentos adicionais?
R- A CAIXA não solicita atestado médico. Quanto a documentos adicionais, poderão ser solicitados caso os obrigatórios não estejam atualizados (ilegíveis, por exemplo).

8) Como será feita a convocação dos beneficiários? 
R – Para os beneficiários que recebem por meio de conta corrente ou poupança, a convocação será enviada nas mensagens dos rodapés dos extratos, saques e via Internet Banking CAIXA.

9) Quando serão realizadas essas convocações?
R – A partir do mês de abril de 2012.

10) Os beneficiários precisam realizar algum contato com a agência em que possuem conta?
R – Não é necessário. Os aposentados e pensionistas do INSS devem aguardar o comunicado da CAIXA, sem necessidade de comparecer às agências antes disso.

 

 

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