Edição impressaConfira a última edição impressa

Cemig faz inspeção aérea nas principais redes de distribuição rural no Sul de Minas

                                  cemig.jpg

Com o intuito de garantir o abastecimento de energia no Sul de Minas, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig realiza, até a próxima sexta-feira, 18 de março, inspeção aérea nas principais Redes de Distribuição Rural (RDRs) de energia da região. Nesta primeira etapa, o trabalho começa na região de Alfenas e se estende pelas regiões rurais de Pouso Alegre e Três Corações, onde serão inspecionados 680 quilômetros de RDRs.

A inspeção aérea é executada com helicóptero e complementa o trabalho feito em terra, permitindo que sejam localizados e corrigidos problemas que possam causar defeitos nas redes. Como o processo é muito rápido (cerca de 70 quilômetros de inspeção por dia), em apenas uma semana de trabalho é possível abranger todas as principais redes destas regiões.

Historicamente, esse tipo de inspeção era realizado em linhas de transmissão. No entanto, há cerca de três anos foram desenvolvidos métodos de trabalho e sinalização que também permitem sua execução em Redes de Distribuição Rural, com segurança para as equipes de inspeção. O dinamismo do método permite a execução precisa da inspeção de maneira ágil e confiável, com o resultado e tomada de decisão da manutenção in loco, além da redução dos custos de gestão e execução da manutenção de RDRs. Quando algum problema é verificado durante a inspeção, as equipes de manutenção são acionadas para realizar os reparos necessários, o que pode ser feito com a linha desligada ou com a linha viva (energizada).

Os voos de inspeção a baixa altitude (cerca de 30 metros de altura) ocorrem exclusivamente sobre as redes previamente identificadas e sinalizadas, evitando-se proximidade de cidades ou aglomerados urbanos, áreas de concentração de animais (granjas, currais, pocilgas etc.) ou qualquer outro ponto que possa gerar interferência para a população em geral ou para a equipe de inspeção.

   

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.