Edição impressaConfira a última edição impressa

Departamentos de Educação e Saúde de Tocos do Moji promovem Campanha Maio Amarelo em parceria com a Auto Escola do município

 

No final de Maio, o Departamento Municipal de Educação e o Departamento de Saúde de Tocos do Moji, com o ‘Estratégia Saúde da Família’, realizaram ações do Maio amarelo nas instituições da Rede municipal de ensino.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa foi abraçada pelo Brasil em 2013 e se tornou uma das mais importantes campanhas de segurança viária do país.

O objetivo do Maio Amarelo é sensibilizar a sociedade para a importância da segurança no trânsito e promover ações que contribuam para a redução do número de acidentes e vítimas. As ações do movimento são realizadas durante todo o ano, mas se intensificam no mês de maio, quando diversas atividades são organizadas em todo o país.

No dia 22 de maio, os alunos da Escola Municipal Manoel Rodrigues Machado, foram recebidos no portão da escola pelas agentes de saúde do ESF (Estratégia Saúde da Família), onde eles receberam instrução sobre a importância de fazer a nossa parte para garantir um trânsito seguro.

Os alunos ganharam a fitinha amarela da campanha e também um panfleto que continha dicas para as crianças no trânsito. Em visita as salas de aula, as agentes, juntamente com as professoras reforçaram a importância da cadeirinha, dos assentos e do cinto de segurança no carro, o comportamento no transporte escolar, além das práticas de andar pela calçada e olhar para os lados antes de atravessar a rua, entre outros. Foi um breve momento de aprendizado, mas que, com certeza, fará a diferença no dia a dia das crianças e de suas famílias.

No dia 23 de maio, a ação contou com a parceria da Auto Escola Gírio, que promoveu uma palestra muito instrutiva nas escolas Municipais Benedito Caetano de Faria e Ambrosina Maria de Jesus, para os alunos no Fundamental II.

A professora e instrutora da Auto Escola Gírio a Sra. Ariana Danieli Oliveira da Silva preparou uma palestra, breve, mas muito instrutiva sobre a ‘Paz no trânsito’, tema da campanha Maio Amarelo de 2024, além de conhecimentos básicos sobre as leis de trânsito, boa conduta e regras da habilitação no país.

O Evento contou com a presença professores e também das agentes de saúde do ESF. Os alunos participaram ativamente fazendo perguntas e tirando dúvidas.

A ação Maio Amarelo 2024 do Município de Tocos do Moji visou instruir e alertar as novas gerações da importância de fazer a sua parte para ter paz e segurança no trânsito, e para que, futuramente, eles sejam motoristas e pedestres responsáveis e conscientes.

Assim, se encerrou a campanha Maio Amarelo com a consciência de que este é apenas o ponto de partida. A construção de uma cultura de segurança no trânsito é um processo contínuo que exige compromisso e engajamento de toda a comunidade.

Texto: ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tocos do Moji

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.