Edição impressaConfira a última edição impressa

Entusiasmo pata alcançar metas

O ser humano parece viver insatisfeito. Essa insatisfação quase que crônica muitas vezes se transforma em indiferença, desinteresse, apatia, descaso por si mesmo e pelo mundo. Quais efeitos podem ter esses sentimentos na relação com o mundo, com a própria vida e com o trabalho?

Quando o entusiasmo é eliminado da vida de uma pessoa e é substituído por indiferença, passividade e falta de motivação e consciência, a vida se torna somente fadiga e tédio. A falta de entusiasmo pode inibir a ação, destruir planos e programas e nos deixar insensíveis aos acontecimentos da vida.

O que nos rouba o entusiasmo pela vida e sufoca a nossa alma, segundo  o filósofo Spinoza, é provavelmente não conseguir  cumprir o  único objetivo da vida, que é ser e viver  aquilo que somos e ser capazes de evoluir e de nos tornar aquilo que podemos  ser, expandir o nosso potencial.

Isso quer dizer conhecer a nós mesmos e ir em direção aos nossos sonhos e objetivos, tornando-nos a pessoa que queremos ser e encontrando as respostas para as perguntas: o que eu quero de verdade? E o que eu quero fazer com a minha vida?

Muitas pessoas têm objetivos gerais, involuntários, superficiais e isso leva a viver  decepções, insatisfação  e muito estresse. Se passamos de uma ação a outra sem uma clara direção e significado, perdemos, a longo prazo, energia, tempo, motivação e especialmente entusiasmo.

Uma vida de sucesso começa com uma sucessão de dias de sucesso, vividos em direção àquilo que é essencial para nós mesmos. O importante é que nossas ações nos coloquem em conexão com algo especial dentro de nós, algo significativo que nos leve a oferecer o melhor de nós para o mundo, pois aquilo que fazemos e a forma como fazemos fala muito de nós e de quem somos.

Ao reconhecermos que os nossos sonhos e anseios têm valor e são preciosos e significativos para nós, criamos uma motivação muito poderosa, uma força interior a nosso favor que nos faz movimentar e agir para realizá-los, criando assim um entusiasmo dentro de nós.

O convite para estabelecer objetivos e realizar aquilo que somos e evoluir para aquilo que podemos ser é sempre uma meta atual e entusiasmante.

É importante definir de forma clara e precisa os propósitos e organizar a vida em harmonia com a sua realização, para isso, é útil lembrar o maravilhoso pensamento de Lao Tse, que diz que  quem é consciente do próprio objetivo se sente forte e essa força permite que ele seja sereno, e essa serenidade assegura a paz interior. Só a paz interior permite a reflexão profunda e a reflexão profunda é o ponto de partida para o sucesso.

 

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em comportamento humano e no Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam