Edição impressaConfira a última edição impressa

Gumercindo Brandão Júnior

vo-sininho.jpg

*15/11/1941 † 18/04/2009 – “Um vencedor de muitas histórias” 

Acabamos de perder, na tarde de sábado, 18 de abril de 2009, a doce e cativante companhia do amigo “Gumercindo Brandão Júnior – Cininho” que repentinamente partiu rumo à verdadeira morada, de onde agora no seio das Glórias Celestiais, poderá sem dúvidas, interceder para a felicidade e o bem de todos nós.

Amigo Gumercindo, que desde a nossa mocidade já colorias ao lado dos parceiros de juventude, nossas praças e festas, com sua presença atuante e marcante. Participastes com alegrias das fileiras do saudoso AMERICA F.C., nos Anos 60, no Campo das Amoreiras.
Conhecestes naquela época, as dificuldades do que é viver e lutar, numa cidade grande, quando fostes morar na querida Santo André (SP). Lá desenvolvestes brilhante carreira bancária, chegando pelo talento e liderança, a Presidente dos Sindicatos dos Bancários do grande ABC. Ali tivestes atuação destacada nos Episódios da Revolução de 1964.

De volta a terra Natal, casou-se com a Professora Maria Helena Megale, onde juntos construíram, tua maior riqueza, seus seis filhos: Toninho, Hilário, Gisele, Rosana, Natalia e Ana Carmen, que para suas felicidades deram-lhes cinco netos.

Político, ardente e destemido, participou ativamente nos anos 70 da Fundação do M.D.B. (local). Candidatou-se por duas vezes nas eleições municipais, a vice-prefeito e a vereador, em ambas comprovou dinamismo e capacidade.

Trabalhou e se aposentou na nossa cidade, aqui deixando as marcas de funcionário dedicado e competente, onde atuou; Prefeitura, Sindicato, SIAT e por fim no Fórum, onde então encerrou a trilha dos serviços bem prestados. Sua conquista maior, foi em 1977, trabalhando na Prefeitura Municipal, intercedeu direta e decisivamente nas primeiras implementações de eletrificação rural, quando de suas instalações em nosso município, trabalho este desenvolvido junto a cooperativa dos produtores rurais de Santa Rita do Sapucaí.

Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, na cidade de Pouso Alegre, jamais pelos destinos da vida, usou desta benemeride de tanta honra e importância.

Sétimo filho do casal, Demercindo da Costa Brandão e de D. Ana Pinto Salgado Brandão, sempre viveu feliz no seio dos doze irmãos que o Senhor, lhe contemplou.

Depois de se aposentar Sino, continuavas a curtir, uma Paixão Centenária de nossa gente, e dedicava a querida Pedra Negra, tão legendária na vida dos Brandão, momentos de muita paz e felicidades, no seu aconchegante sítio rural.

Prezados, poderíamos se quiséssemos e continuar em nossas dissertações a elucidar outras passagens sombrias do amigo Cininho, mais vou encerrar por aqui e dizer-lhes alto e ao bom som, que às demais, vamos todos nós, preservá-las e guardá-las, debaixo de sete chaves, nos nossos pensamentos e lá no fundo dos corações.

Vá amigo, bons ventos sempre nos acolham.

 

Rogério Ramires Medeiros

Borda da Mata

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.