Edição impressaConfira a última edição impressa

Monitoramento agrícola atualiza situação das lavouras para safra de grãos 2013/2014

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, esta semana, seu mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola. O foco desta edição é a safra de verão 2013/2014, cujo plantio teve início em setembro/2013.  O levantamento indica como os fatores climáticos estão afetando as lavouras nas diversas regiões do país. O estudo está disponível na área de destaques do Portal da Conab (www.conab.gov.br).
No caso do Centro-Oeste, por exemplo, há diferentes perspectivas, como redução da produção em alguns estados e manutenção do potencial de produção próximo aos da safra 12/13 em outros.
As condições climáticas também têm variado na região Nordeste. No Extremo Oeste Baiano, o estudo aponta queda do padrão de desenvolvimento dos cultivos, ficando abaixo das safras anteriores, mesmo com a recuperação nesta quinzena. No Maranhão existe perspectiva de superioridade do padrão de desenvolvimento da safra atual, em relação à média histórica. No Piauí, chuvas irregulares comprometeram o potencial de produtividade durante algumas fases das lavouras.
A mesorregião Oriental do Tocantins, embora pertença à região Norte, contribui para o abastecimento de grãos do Nordeste brasileiro e, nesta parte do território nacional, as condições das lavouras são boas. No Sudeste, as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas apresentam expectativa de queda do potencial de produtividade da safra de grãos.
Na região Sul a produção é variável. No Rio Grande do Sul o indicativo é de que a produção se encontra próxima da média histórica. Já em Santa Catarina as informações indicam padrão abaixo da média histórica e próximo da safra do ano passado. No Paraná há expectativa de quebra de rendimento da soja e milho 1ª safra em várias regiões do estado, principalmente no Norte Pioneiro, Norte Central e no Sudoeste.
O monitoramento é direcionado para as 23 mesorregiões principais produtoras de soja, milho 1ª safra, algodão e feijão. Todas essas áreas juntas cobrem quase 74% das culturas mencionadas, no território nacional.
Vale lembrar que a Conab irá divulgar, no próximo dia 10, o 7º levantamento da safra de grãos 2013/2014, o 4º levantamento de cana-de-açúcar, também safra 2013/2014 e a primeira avaliação de cana, para a safra de 2014/2015.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.