Edição impressaConfira a última edição impressa

Pacientes da Unidade de Saúde do Centro em Borda da Mata participam de grupo periódico para controle de diabetes e pressão alta

Médico, enfermeira, farmacêutica, técnica de enfermagem e agentes de saúde integram a equipe que atendem os pacientes diabéticos e hipertensos no grupo Hiperdia da Unidade Básica de Saúde. Na UBS Monsnehor Pedro Cintra, no Centro de Borda da Mata, cerca de 60 pessoas participam do atendimento que acontece a cada dois meses e concentra em um só lugar informações de prevenção e cuidados com a saúde. Os encontros acontecem no salão da Igreja Presbiteriana Independente, próximo à Unidade.
Conforme explica a enfermeira Débora Brandão “na reunião fazemos controle do peso, aferição de pressão arterial, teste da glicemia, a farmacêutica entrega os remédios necessários, o médico conversa com o paciente e toda a equipe também orienta. Criamos um vínculo com os pacientes, o que facilita no acompanhamento da necessidade de cada um”. De acordo com o médico da Unidade, Jonas Domingues, “nosso foco é a prevenção e também evitar novas doenças, por isso orientamos sempre a manter bons hábitos, porque o remédio ajuda, mas o que resolve são as atitudes do dia a dia, como a alimentação saudável e a atividade física”.
Para facilitar o acesso dos participantes do grupo, os remédios necessários são entregues durante o encontro, conforme explica a farmacêutica Lidiane Militão. A dona Maria não perde um encontro “o grupo é bom porque a gente faz o acompanhamento sempre, não precisa esperar passar mal para ir ao médico”.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected by WP Anti Spam