Edição impressaConfira a última edição impressa

Parceria da Univás e Secretaria Municipal de Saúde viabiliza formação sobre atendimento humanizado para servidores de Borda da Mata

Os alunos e as coordenadoras do projeto Rondon da Univás estiveram em Borda da Mata, no dia 08/06/2018, para uma dinâmica sobre atendimento humanizado no SUS e atenção à saúde mental. Este projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Os alunos que realizaram a formação em Borda da Mata se preparam para a operação Pantanal na cidade Terenos em Mato Grosso do Sul, no período de 06 a 22 de julho de 2018.
As professoras Maria Inês Bustamante, do curso de Psicologia e Rita de Cássia, do curso de Enfermagem acompanham e coordenam os acadêmicos selecionados no projeto. De acordo com Rita, a bagagem de conhecimento dos estudantes e o contato com os relatos da prática diária faz com que todos ganhem “a universidade, os alunos e a comunidade vivem uma troca de ensinamentos e de conhecimento. Nas comunidades, também acontece um intercâmbio cultural que capacita o profissional para diferentes realidades.”
Em Borda da Mata, os universitários falaram sobre a importância da empatia, o “colocar-se no lugar do outro” para tornar o dia a dia de trabalho mais eficiente. O trabalho humanizado passa por seis pilares que foram estudados, discutidos e apresentados em grupos pelos participantes: valorização do trabalho, acolhimento, ambiência, gestão participativa, clínica ampliada e defesa dos direitos do usuário. A mensagem final foi de que todos os profissionais se ajudem e se preocupem com o paciente de maneira global. A aluna do curso de Enfermagem, Gabriela Rangel, relata sobre a participação neste trabalho ”é muito gratificante participar do projeto Rondon, nele é possível realizar troca de conhecimentos e experiências, que contribuem para a formação acadêmica. Nas atividades, o projeto tem por objetivo levar a cidadania e em troca sempre levamos de volta pra casa uma lição de vida.”
De acordo com a enfermeira Graziela Siqueira, “tivemos o prazer de receber em nosso município jovens acadêmicos de medicina, psicologia e enfermagem para a promoção de oficina sobre a temática de humanização do SUS e Saúde Mental. Temas importantíssimos para a realização de um bom atendimento aos usuários dos serviços de saúde. Tivemos a oportunidade de discutir essas temáticas tomando por base a realidade vivenciada no município pelos agentes comunitários, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros, o que promoveu uma discussão rica e a sensibilização de todos os profissionais da saúde sobre a construção de um serviço mais humanizado e estruturado em conjunto com a população, afinal o SUS é de todos nós!”
Para a secretaria de Saúde, Rosaly Esther, coordenar a gestão municipal com as instituições que podem contribuir com o desenvolvimento da Saúde de Borda da Mata “é essencial para alcançarmos nosso objetivo que é tornar o atendimento cada vez mais humanizado, ágil e eficiente” e ainda completa “a Univás, o Hospital Samuel Libânio são nossos parceiros e agradecemos muito a parceria e disponibilidade do projeto Rondon em Borda da Mata.”  

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.