Edição impressaConfira a última edição impressa

Pequenos negócios devem investir em infraestrutura e equipamentos nos próximos meses

Pesquisa do Sebrae Minas mostra que os empresários mineiros esperam bons resultados ainda no primeiro trimestre do ano 

 As micro e pequenas empresas mineiras pretendem aumentar os investimentos em infraestrutura, maquinários e equipamentos nos primeiros três meses deste ano. É o que aponta a pesquisa de Expectativa das MPEs Mineiras – 1º Trimestre,  realizada com 543 empresários das regiões Norte, Sul, Triângulo, Centro, Noroeste, Zona da Mata e Jequitinhonha e Mucuri, nos setores de comércio, serviços, indústria e construção civil.

 O estudo do Sebrae Minas é feito trimestralmente e avalia o Índice de Expectativa (IE), que mede a confiança dos empresários em relação ao desempenho das micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa, houve queda no IE do primeiro trimestre deste ano (52 pontos), em relação ao mesmo período do ano passado (54 pontos). Apesar da diminuição do índice, os empresários estão otimistas e com boas expectativas para os próximos meses.

“A diminuição no Índice de Expectativa para este primeiro trimestre pode ter sido reflexo da queda das perspectivas de crescimento da economia pelos pagamentos de tributos com vencimentos no início do ano, como IPTU, IPVA, que reduzem a renda disponível para consumo”, explica a analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Carolina Xavier.

Ainda em relação ao IE, o setor de comércio foi o mais otimista (53 pontos). Já os empresários das regiões do Jequitinhonha e Mucuri (54 ponto), Sul e Zona da Mata (53 pontos) são os que esperam melhores resultados nos negócios ainda nos três primeiros meses deste ano.

A previsão é que até março haja um aumento dos investimentos em infraestrutura, maquinários e equipamentos. “O fato indica que os empresários estão se preparando mais para ampliar a capacidade de produção e melhorar o atendimento”, afirma Carolina.

A utilização da capacidade de produção instalada e o faturamento foram os outros aspectos apontados pelos entrevistados como propícios a aumento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.