Edição impressaConfira a última edição impressa

Secretaria de Saúde vacina comerciantes que trabalham às margens da MG-290 contra sarampo, rubéola e caxumba

O setor de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata fez uma ação de imunização voltada para os comerciantes que atuam às margens da MG-290. A medida realizada no dia 08de agosto, tem como foco proteger o segmento da população que fica mais exposto ao contato com moradores de outras regiões do país onde ocorre surtos de doenças como o sarampo.
Os comerciantes receberam doses contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, foram administradas 178 doses dessas vacinas.
Quem for viajar para estados que registraram casos de Sarampo deve se vacinar
O Ministério da Saúde registrou casos de sarampo em cidades de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Grazieli Siqueira informa: “Quem for viajar para essas localidades deve se vacinar contra a doença”. Segundo ela, a recomendação é válida especialmente para crianças acima dos seis meses. Para se vacinar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Conforme orientações publicadas esta semana pelo Ministério da Saúde, “além de proteger, a medida de segurança [a vacinação] pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. Atualmente, 43 cidades em três estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) se mantêm com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença”.
A medida adotada pela Vigilância em Saúde junto aos comerciantes que atuam na MG-290 é preventiva. Para os demais moradores, não há motivos para preocupação. Além dos comerciantes apenas quem for viajar para as cidades que apresentam ‘surto ativo de sarampo’ devem ser imunizadas. “Não há nenhum motivo para preocupação local. Não há nenhum caso registrado no município”, conclui a profissional.
 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.