Edição impressaConfira a última edição impressa

Temporada de vacinação contra febre aftosa é também é momento ideal para vermifugação

Calendário de imunização começa em março em regiões como Pará e Amazonas

A febre aftosa é uma doença que afeta os bovinos trazendo grandes prejuízos ao pecuarista, em especial devido à sua rápida disseminação. Anualmente, o Ministério da Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconiza um calendário semestral para cada região do Brasil vacinar o seu rebanho.

Em regiões quentes e úmidas como Pará e Amazonas, a vacinação tem início no mês de março, com duração de três meses, enquanto nos demais estados a imunização acontece entre abril e maio. Para minimizar o manejo e consequentemente o estresse nos animais, muitos pecuaristas aproveitam o período da vacinação para cuidar também da vermifugação do rebanho.

Um dos medicamentos mais utilizados para o controle de endo e ectoparasitas é a ivermectina concentrada, indicada no combate de carrapatos, bernes e os principais vermes gastrintestinais dos bovinos. que tem aplicação subcutânea em doses de 1ml para cada 50 kg de peso vivo. O laboratório veterinário Vétoquinol, dedicado exclusivamente a saúde animal, apresenta em seu portfolio um produto com este princípio ativo, o Wormek® TX 3,5%, o qual apresenta o menor período de carência do mercado (109 dias). Além disso, possui ação tixotrópica, facilitando a aplicação e trazendo uma liberação mais lenta no organismo do animal.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.