Edição impressaConfira a última edição impressa

Terceira Edição do Festar Gastronômico acontece em três bares de Borda da Mata

No cardápio 2020, temos bolinho de abóbora com costela, bolinho de carne e paeja mineira. Os três pratos custam de R$ 12,00 a 25,00 e integram a terceira edição do Festar Gastronômico de Borda da Mata. De 9 a 31 de janeiro, os restaurantes Agridoce, Minas Gourmet e Comida de Buteco participam do festival que tem como objetivo divulgar e movimentar o comércio local.

Os três estabelecimentos abrem de quarta a domingo e todos que degustarem os pratos recebem a cédula para avaliar cinco quesitos: Sabor, Criatividade/Inovação na receita, Apresentação do prato, Atendimento e Higiene do local, com notas de 5 a 10. Além do público, uma equipe de três jurados também avalia os mesmos quesitos. As cédulas são de papel e deve ter todos os campos preenchidos para ser validada. Ao votar, as cédulas são depositas em uma caixa lacrada no estabelecimento participante. O voto dos jurados é guardado pela comissão organizadora do evento. A nota final vai ser a soma dos três jurados mais a nota do público que tem peso 2, ou seja, vai ser duplicada. Os quesitos também têm pesos diferentes. Sabor e Criatividade/Inovação na Receita contam duas vezes.

Jurados 2020

Lucas da Silva

Trabalha no comércio alimentício há 10 anos. Já provou da experiência de ter um barzinho com música ao vivo e há 5 anos é proprietário do Café da Bisa, em Borda da Mata. Admirador de uma boa comida e até mesmo um simples tira gosto, sempre preparados no “capricho”. É conselheiro do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, representando as empresas do setor de alimentos com foco no turismo.

Lucimara Amaro

Nas horas vagas trabalha como personal chef. Especialista em massas, molhos artesanais e risotos. Amante da culinária e harmonização de ingredientes, acredita que comida saborosa é o resultado da junção dos melhores ingredientes com amor e carinho. São os detalhes que encantam a todos pelo paladar!

Dóia Nogueira

Amante de viagens, sempre que possível, procura conhecer lugares diferentes. Dentre muitas coisas, o que mais aprecia em todos eles é a gastronomia local. Além de degustar dos pratos regionais, gosta também de fotografá-los e, como boa mineira, sempre dá um jeitinho de saber como são feitos, para em casa, junto com o marido, que “modéstia à parte é um cozinheiro de mão cheia”, tentar fazê-los. Dentre os lugares que conhece, a comida mineira permanece sendo a sua predileta.

Edições 2018 e 2019

Nas cédulas de votação, foi possível identificar o movimento nos estabelecimentos participantes, tanto dos moradores de Borda da Mata, como também de muitos visitantes. Entre o pessoal de fora que visitou Borda da Mata durante o mês de janeiro de 2019 e se hospedou em casas de amigos, parentes, hotéis e hostel, estão pessoas do estado de São Paulo, incluindo a capital e as cidades Santo André, Taubaté, Campinas e Bragança Paulista. Também dos estados do Paraná (Curitiba) e Mato Grosso (Alta Floresta). Da região, visitantes de Pouso Alegre, Tocos do Moji, Ouro Fino, Bom Repouso, Jacutinga, Santa Rita do Sapucaí, Carvalhópolis, Piranguçu e também da capital mineira, Belo Horizonte.

Na primeira edição do Festar Gastronômico de Borda da Mata, em 2018, pelo menos 2.000 pessoas votaram nos pratos servidos pelos estabelecimentos participantes. Borda da Mata recebeu turistas de dez estados. Além de Minas Gerais, com visitantes de 23 cidades, que inclui as cidades vizinhas, a capital Belo Horizonte e também pessoas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.