Tocos do Moji realiza o 15º Encontro de Bandas no 3º Festival de Inverno
|
Nos dias 27 e 28 de julho, aconteceram, em Tocos do Moji o 3º Festival de Inverno e o 15º encontro de Bandas da cidade.
O Festival levou o nome “Música nas Montanhas”, fazendo uma referência a Tocos do Moji que é conhecida por ser uma cidade de músicos e por manter a tradição das Bandas de Minas.
O festival teve início no sábado à noite com a feira cultural, onde os artesãos da cidade expuseram seus trabalhos e prepararam deliciosas opções gastronômicas. Em sequência, Leandro Damasceno e banda abrilhantou a noite com seu show.
No domingo, logo pela manhã, com o intuito de valorizar a cultura das Bandas, a abertura do 15º Encontro de Bandas foi feita, pela primeira vez, em forma de ‘Bandão’, que é um costume de juntar os músicos de todas as bandas, para tocarem um dobrado, uma das tradições de Minas, que vem se perdendo ao longo dos anos. O dobrado da vez foi “Dois Corações” de Pedro Salgado, e o momento emocionou músicos e os que prestigiaram o evento. Em sequência a Orquestra de Viola Raiz fez uma belíssima apresentação.
A Banda Lira Tocosmojiense, que completará 100 anos em 2027, faz parte do Patrimônio Cultural de Tocos do Moji e fechou o encontro, sendo a última banda a se apresentar. Mais uma vez uniu às gerações de músicos, da velha guarda até os iniciantes, e resgatou músicas do repertório passando por diversos estilos musicais, dobrado, rock, sertanejo e pop.
O encontro contou com a participação da Banta do Bem de Extrema, Lira Santa Cecília de Bueno Brandão e Banda de Música de Ouro Fino, Lira João Paulo II de Bom Repouso e Lira Santa Rita de Santa Rita do Sapucaí.
Com diferentes estilos, as Bandas encantavam os que presenciaram esse momento. Os músicos da ‘velha guarda’, assim como o Sr. Manoel, mas conhecido por “Mané Simeão” que fez parte da Banda há muitos anos, foram os responsáveis por entregar o troféu de participação às Bandas.
Em meio a músicas e aplausos, o encontro, mais uma vez, foi maravilhoso, e teve um dos maiores públicos, que calorosamente participou do início ao fim, e com toda a certeza, este momento ficará gravado na história da Lira Tocosmojiense.