Edição impressaConfira a última edição impressa

Tubos de ferro fundido dúctil evitam desperdício de água

Material garante mais resistência, durabilidade e estanqueidade aos sistemas de distribuição

A crise hídrica tem afetado diversas regiões do Brasil e o assunto trouxe à tona a questão da perda de água nos sistemas de distribuição de todo o País. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, entre 2011 e 2012, 90 das 100 maiores cidades brasileiras não conseguiram reduzir significativamente essas perdas, provenientes de vazamentos e outras irregularidades na rede de tubulação.

A falta de manutenção ou a utilização de produtos inadequados para suportar a pressão intensa são alguns dos motivos do desperdício de água. A instalação de tubos de ferro fundido dúctil é uma alternativa adotada pelas maiores companhias de saneamento do Brasil, considerando a resistência e estanqueidade do produto, que garantem perda física de água praticamente nula. Empresas como a Saint-Gobain Canalização (PAM), por exemplo, oferecem soluções que podem mudar essa realidade.

Além dos tubos de ferro fundido dúctil para adução de água e transporte de esgoto, a empresa desenvolveu uma linha de conexões especialmente para instalação nos pontos mais frágeis das redes de distribuição em PVC/PBA, a linha KLIKSO. As conexões KLIKSO, também em ferro fundido dúctil asseguram perda física zero e se adaptam perfeitamente à rede já instalada, ideal para manutenção.

Segundo Marcelo Machado, diretor comercial e de marketing da Canalização, “produtos de alta qualidade são os maiores aliados contra os desperdícios nas redes de distribuição”. “Além da KLIKSO, disponibilizamos uma linha completa de válvulas de gaveta e o novo Sistema BLUTOP, de tubos e conexões de pequenos diâmetros utilizados em redes de adução e distribuição de água, declara o executivo.

Por que o ferro fundido dúctil é a melhor opção?

O ferro dúctil é diferente dos ferros fundidos cinzentos tradicionais que existem no mercado devido à forma esferoidal da grafita, obtida pela inoculação de uma pequena quantidade de magnésio no ferro-gusa líquido. O material apresenta notáveis características mecânicas, como elasticidade, elevada resistência à tração, aos impactos e ao alongamento elevado, o que evita fraturas ocorrentes sob concentração de esforços anormais. Tais atribuições garantem mais durabilidade e menor perda física, e indicam que o ferro fundido dúctil é altamente viável para instalações com grande fluxo e alta pressão de água.

Os tubos de ferro fundido da marca PAM têm, ainda, sistema ponta e bolsa, que proporciona estanqueidade e permite uma deflexão angular, o que facilita a acomodação ao traçado da tubulação, dispensa o uso de conexões em alguns casos e elimina a necessidade de solda e de proteções especiais para a instalação da rede.

Além disso, os produtos são revestidos internamente com argamassa de cimento de alto forno, aplicado por centrifugação com baixa rugosidade, e são cobertos externamente com zinco metálico.

Captação de água da chuva

A Saint-Gobain Canalização também oferece uma solução para drenagem e captação de água pluvial de forma rápida e eficiente. O EPAMS, indicado para grandes coberturas, reduz as colunas de água, em comparação ao modelo convencional, e integra sistemas de reúso hídrico. Alguns locais, como o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, apostaram na solução para montar um modelo sustentável de captação e reutilização da água da chuva na sua estrutura.

Na prática, o sistema tem capacidade para captar oito vezes mais água da chuva que o sistema convencional, e com seu captador antivórtice impede a entrada de ar, possibilitando que a tubulação funcione em sua capacidade máxima. Essa tecnologia elimina a necessidade de declividades nas instalações e permite uma redução no número de diâmetros e colunas.

Sobre a Saint-Gobain Canalização

A Saint-Gobain Canalização é uma empresa do Grupo Saint-Gobain – líder mundial em soluções para o habitat e uma das 100 maiores empresas industriais do mundo, com operação em 64 países. Criada em 1937, a antiga Metalúrgica Barbará possui duas plantas industriais em Barra Mansa (RJ) e Itaúna (MG), além de três depósitos: Suape (PE), João Pessoa (PB) e São Bernardo (SP). Fabrica e comercializa sistemas completos de tubos, conexões, válvulas e tampões de ferro fundido dúctil para atender mercados de infraestrutura, saneamento, indústria e construção civil. Para mais informações, acesse www.sgpam.com.br.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.