Edição impressaConfira a última edição impressa

Vamos vencer o desânimo!

Imagine o que acontecerá se você abafar uma vela com um copo? A chama se apagará em poucos segundos, porque faltará oxigênio. Com as pessoas acontece o mesmo. Tal como a vela que precisa de oxigênio para manter-se acesa e queimar, os homens precisam de entusiasmo, coragem e alegria, ou seja, do bom ânimo para irem em busca de seus ideais. Entretanto, muitas pessoas estão com a chama apagada. Entregaram-se ao conformismo. Deixaram o desânimo se instalar em suas almas e, pouco a pouco, ficaram tristes, abatidas, deprimidas. Ninguém quer ficar assim.

Corpo, alma e espírito formam um conjunto muito interligado. O desânimo é uma doença da alma. Ela contagia o espírito e agrava as doenças no corpo, como dores de cabeça, insônia, pressão alta, problemas de coração, bronquite asmática, entre muitas outras.

Muitos pensam: “Mas, como não vou desanimar diante de fatos tão concretos que tenho vivido?” Mas, é exatamente quando a vida apresenta mais problemas que é necessário ter mais ânimo para permanecer firme diante das tribulações. É um ato de fé e de coragem. Quantas pessoas caíram no desânimo diante de problemas no casamento, problemas com os filhos, desemprego, falta de dinheiro e até por causa das enfermidades?  E o que aconteceu a elas? Muitas foram destruídas pelos problemas.

O desânimo pega fácil, como um resfriado. É necessário estarmos sempre prevenidos. Ou, então, reagir a ele imediatamente. Se ele pegar você, não pode deixar que se instale. Do contrário, acontece como o resfriado. Se a gente se descuida, ele se instala e se transforma numa gripe, numa pneumonia… É um desastre. Mas com o desânimo, o desastre é ainda maior.

Assim que você sentir os primeiros sintomas, combata-o imediatamente, com tenacidade. Não o deixe se instalar. É um perigo muito grande. Fique sabendo que o desânimo é uma arma terrível de autodestruição.

Por isso, eu quero lhe propor um novo caminho para a sua vida. E ele passa pelo amor a Cristo. Cabe a nós nos despojarmos e nos abrirmos ao Deus-homem, que faz novas todas as coisas. Então, Ele poderá cancelar nosso passado ruim e nos restituir um tempo novo, no qual tudo é possível.

Olhe para a sua vida. Se você consegue perceber os efeitos destruidores do desânimo, declare guerra: Desânimo, nunca mais! Sejam quais forem os problemas que você tenha, o desânimo não deve te pegar mais.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo. Acesse: www.padrejonas.com / http://twitter.com/padrejonasabib

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.