Edição impressaConfira a última edição impressa

18 de agosto: Dia Nacional do Campo Limpo

Unidades de recebimento de Minas Gerais comemoram com o envolvimento das comunidades do entorno a data instituída no calendário brasileiro

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado hoje dia 18 de agosto em todo Brasil. O principal objetivo da data é levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, por meio de um exemplo de sucesso que é o Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas).

A iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e a comunidade para divulgar a preservação ambiental no campo e os bons resultados do programa de destinação de embalagens, que é referência no Brasil e exemplo para o mundo, ao destinar de forma ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas vazias que são comercializadas anualmente. Em Minas Gerais, mais de 1.548 toneladas de embalagens já foram retiradas do meio ambiente em 2011.

Neste ano, nove unidades de recebimento do Estado de Minas participam das comemorações por meio da realização de palestras, promoção de visitas ao interior das centrais, entrega de prêmios aos agricultores que se destacam neste processo, apresentações culturais e educativas, como forma de mobilizar as comunidades em torno de temas relacionados à preservação ambiental.

As unidades de Barbacena, Manhuaçu, Patrocínio, Pouso Alegre, São Joaquim de Bicas, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas, Uberaba e Unaí estarão com suas portas abertas para a comunidade no dia 18. Ainda como parte das atividades, alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas envolvidas nas comemorações participam dos concursos de desenho e redação, ambos com etapa local e nacional. O tema do concurso de desenho é “Cuidar do campo é cuidar da vida” e do concurso de redação é “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver!” e apuração dos vencedores será em outubro.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, desde a primeira edição do Dia Nacional do Campo Limpo em 2005 foi contabilizado o envolvimento de mais de 500 mil pessoas nas ações coordenadas pelas unidades de recebimento de todo o pais. Ele ainda completa, “a data é a principal ação de mobilização promovida pelos diversos atores do Sistema Campo Limpo e reforça o comprometimento dos envolvidos com a educação ambiental das futuras gerações e com preservação do meio ambiente por um campo mais limpo”.

Em 2011 estima-se que mais 150.000 pessoas sejam atingidas pelas ações do Dia Nacional do Campo Limpo.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo é uma realização das centrais de recebimento de embalagens vazias e do inpEV, com apoio de seus associados e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (Aenda), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Associação Nacional de DefesaVegetal (Andef), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). Prefeituras, governos e diversos parceiros locais também somam esforços no apoio.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 84 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.