Edição impressaConfira a última edição impressa

Ação de peixamento insere dez mil alevinos em trecho mineiro do São Francisco

Dez mil alevinos da espécie matrinxã foram inseridos no rio São Francisco no dia 20 de março no município de Morada Nova de Minas (MG). A ação de peixamento foi realizada no âmbito de convênio mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e marca as celebrações pelo Dia Mundial da Água, em 22 de março.

A inserção dos peixes no São Francisco ocorreu às margens do reservatório de Três Marias, na localidade de Indaiá de Cima, com a participação de profissionais da Codevasf e da Cemig, da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Morada Nova de Minas. A atividade foi acompanhada por um grupo de 50 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Heloísa de Campos Santos, de Morada Nova de Minas.

“O objetivo de ações dessa natureza é recompor a fauna de peixes do rio. Os peixamentos revitalizam a biodiversidade, promovem educação ambiental e melhoram a qualidade de vida da região com o reforço da atividade pesqueira”, afirma Edson Vieira Sampaio, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, situado no município de Três Marias (MG) – o Centro é vinculado à 1ª Superintendência Regional da Codevasf, que tem sede em Montes Claros (MG).

Outros peixamentos estão programados para acontecer na região no âmbito do convênio Codevasf – Cemig: no dia 27 de março dez mil alevinos das espécies matrinxã, piau-verdadeiro e curimatã-pacu serão inseridos no reservatório de Três Marias em área do município de Felixlândia; em 2 de abril mais dez mil alevinos de matrinxã serão inseridos no rio Picão, afluente do São Francisco, no município de Bom Despacho; em 11 de abril cinco mil alevinos de matrinxã comporão a ação de peixamento a ser realizada no município de Pompeu, na foz do rio Pará; ainda no dia 11 de abril, cinco mil alevinos de matrinxã serão inseridos na lagoa dos Buritis, no município de Martinho Campos.

Além dos peixamentos realizados em parceria com a Cemig, peixamentos independentes são realizados rotineiramente pelo Centro Integrado de Três Marias. Para o período compreendido entre 31 de março e 30 de abril estão previstas ações de inserção no rio São Francisco de 15 mil alevinos de matrinxã, 60 mil de curimatã-pacu, 17 mil de piau-verdadeiro, cinco mil de pacamã e cinco mil de dourado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.