Edição impressaConfira a última edição impressa

Amesp celebra 35 anos de história de olho no presente e no futuro

 A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp) completa neste mês de julho 35 anos de atuação no extremo sul de Minas Gerais. Exatamente no dia 12 de julho de 1977, treze prefeitos da região se reuniram no auditório nº 1 do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG),em Belo Horizonte, com o objetivo explícito de se constituir uma associação de municípios. 

 

A reunião foi presidida pelo então superintendente da Supam, Dr. Baldonedo Arthur Napoleão, que comandou a discussão e votação do Estatuto da Amesp e a eleição da primeira diretoria e dos membros e suplentes do conselho fiscal. O prefeito de Pouso Alegre à época, João Batista Rosa, foi eleito o primeiro presidente da associação.

 

Começava ali uma história de trabalho, dedicação e associativismo entre os municípios que seriam fundamentais para o desenvolvimento de toda a microrregião. Nessas três décadas e meia, a Amesp foi responsável por obras e construções nas diversas áreas, como estradas, escolas, praças, hospitais e postos de saúde, entre outros. Ou seja, contribuiu de forma significativa a erguer os 30 municípios que integram sua área de atuação (ver mapa).

 

Além dos projetos de engenharia e do trabalho das máquinas, a associação também assessorou os municípios na prestação de serviços em setores como o administrativo e o de saúde. A Amesp, por exemplo, prestou (e ainda presta) assistência importante nas áreas contábil e jurídica aos municípios, principalmente em épocas em que ainda não existiam recursos tecnológicos e financeiros que vieram facilitar o trabalho das prefeituras posteriormente. Recentemente, a associação também passou a oferecer serviços de nutrição nas áreas de saúde e educação, assim como assessoria em comunicação para a realização de eventos e para a divulgação das potencialidades da região. Em 2011, o setor de meio ambiente foi implantado com o fim de contribuir com os municípios na execução de projetos ambientais e no cumprimento da legislação relacionada.

 

E assim a história da Amesp vai se construindo, com muito trabalho para atingir os objetivos de integração administrativa, econômica, política e social da microrregião. Esse tem sido o foco da associação nos últimos dois anos sob a presidência do prefeito de Monte Sião José Rafael de Castro Ribeiro. Além da prestação de serviços, ainda são papéis da Amesp representar os municípios junto aos órgãos estaduais e federais de forma a defender os interesses da região, acompanhar o desenvolvimento das administrações municipais de forma a entender e atender suas novas demandas, e fomentar ideias e ações que tragam melhorias na qualidade de vida de você, cidadão do extremo sul de Minas.

 

Sérgio Antônio Claret de Assis

Secretário executivo da Amesp

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.