Edição impressaConfira a última edição impressa

As coisas aconteciam

RÁDIO

Dia desses vi um garotinho, quase adolescente, ficar boquiaberto em frente a um radinho de pilha: ele nunca antes vira um.

Achei engraçado e me assustei. Afinal, são muitas, muitas coisas que ao longo dos últimos anos simplesmente desapareceram e ninguém se lembra de que um dia existiram ou surgiram e ninguém sabe como é que vivemos tanto tempo sem tê-los.

Até a alguns anos escrevíamos cartas, falamos em orelhões e ouvíamos rádio à pilha. Quem muito podia tinha toca fitas e radiola. Os documentos eram redigidos em duas vias, com papel carbono, em máquinas de escrever, por quem tivesse feito curso de datilografia.

O telefone azul, vermelho ou verde água, tinha lugar de destaque na sala e um ou outro era conectado à secretária eletrônica.

A televisão transmitia determinada programação que era localizada por números de apenas dois dígitos, muito bem relacionado com o nome da emissora.

Não preciso lembrar-me de muitas coisas para chegar aonde quero: essas coisas todas desapareceram e continuamos vivendo sem elas.

Até melhores se até hoje as tivéssemos.

Cada uma delas, em sua área específica, foi substituída ou “complementada” por outras mais modernas.

E, para as que vieram, olhamos tão admirados quanto o garotinho do começo do texto e dizemos: “Como vivíamos sem?”

Parece até que toda essa novidade tecnológica trouxe um surto de amnésia e faz esquecer como as coisas eram resolvidas sem todas as facilidades que temos à mão hoje.

Inacreditavelmente tudo era solucionado sim, de verdade!

Passagens aéreas eram compradas, amizades e namoros eram mantidos à distância, programação de TV era assistida mesmo só com cinco canais, trabalhos escolares eram realizados sem o Google, computador ou impressora. Enfim, as coisas aconteciam.Mesmo que hoje, você que fez tudo isso por anos, esteja tão acostumado com as “novidades” que nem se lembre, ao certo, de como é que conseguia fazer tudo isso, sem ter nada disso.

Vívian Antunes

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.