Edição impressaConfira a última edição impressa

Borda da Mata está finalizando a implantação do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS)

A Prefeitura de Borda da Mata está finalizando a implantação do CRAS no município. O CRAS, depois de instalado, ele terá uma equipe formada por uma Assistente Social, uma Psicóloga, uma Coordenadora, além do pessoal da parte administrativa. Ele ficará na Rua Salvador Orlandi. A equipe do Centro de Referência está apresentando a proposta de trabalho a diversos setores da Prefeitura. No dia 25 de abril, Professores da Rede Municipal de Ensino se reuniram na Escola Municipal Benedita Braga Cobra, para participarem do encontro com os profissionais do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Sebastiana Marques.

A coordenadora Marília Sáber, a psicóloga Marília Barbosa Megale e o Assistente Social Luciano Pereira Silva participaram da apresentação. Marília Megale falou sobre a importância do CRAS na cidade, a proposta de trabalho, “o CRAS trabalha com cidadania”, falou ainda das ações que vão ser desenvolvidas em parceria com a Educação e outros setores.

Marília Saber esclareceu que o CRAS trabalha com prevenção de problemas sociais, não visa punição “o nosso foco é ver o problema que a família está passando, conhecer e prevenir situações mais graves”, por isso o trabalho envolve toda a família não apenas uma criança que passa por eventuais dificuldades na escola.

O CRAS é responsável pela oferta do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e pela articulação da rede socioassistencial básica no município. É a principal forma de ingresso dos usuários no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e possibilita o acesso das famílias e indivíduos à rede de proteção social de assistência social.
Na ocasião, os professores tiraram dúvidas, expuseram problemas enfrentados em sala de aula e discutiram formas de atuação junto ao CRAS.

O prefeito Edmundo Silva Júnior diz ainda que esse ano também, o Departamento de Assistência Social foi transformado em Secretaria. Ele acredita que devido a importância deste setor e para poder implantar os projetos importantes criados por esta administração, seria necessário essa mudança.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.