Edição impressaConfira a última edição impressa

Campanha orienta posicionamento e ‘pega’ adequada para amamentação

Acontece na primeira semana de agosto, em todo país, ações socioeducativas da Campanha da Amamentação 2013, do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia. Este ano, as orientações estão centradas no posicionamento e na “pega” adequada. Informações sobre as ações de sua região, encontre .

Você sabe quais são as posições mais adequadas para a mãe e o bebê durante a amamentação? Como o bebê deve realizar a pega do seio materno?  Pois é isso que o Bebê Sarado vem ensinar a todas as mamães e futuras mamães nesta edição da Campanha da Amamentação, que tem o objetivo de estimular a amamentação plena.

A amamentação é um aprendizado para a mãe e o bebê, fortalece os laços afetivos entre eles e deve ser incentivada, para que a criança cresça saudável. O Fonoaudiólogo é capacitado para orientar na amamentação, auxiliando no posicionamento do bebê e na pega adequada do seio materno.

A fonoaudióloga Lígia Ribeiro Souza, madrinha da campanha, junto com seu filho Artur, de 6 meses, ensinam as posições mais adequadas para a amamentação. Baixe aqui os materiais de informativos da campanha.

Amamentação com afeto Pega

– A mãe pode escolher a posição para amamentar, desde que o bebê esteja inteiramente de frente para ela e bem próximo, com a barriga encostada no seu corpo. É importante que os dois se sintam confortáveis.

– A posição de amamentar deitada é aceita, desde que o braço da mãe seja o suporte para apoiar o bebê e a outra mão ajude na pega do seio.

– Deve-se ter cuidado com o pescoço e com a coluna do bebê. A cabeça e a coluna precisam estar alinhadas.

– A mãe deve aproximar a boca do bebê bem de frente ao seu peito. Para estimular que o bebê abra bem a boca, deve-se tocar os lábios dele com o bico do peito. O lábio inferior do bebê deve ficar abaixo do bico do peito, para que ele possa abocanhar a aréola – área mais escura e arredondada do seio. O queixo do bebê precisa tocar o seio da mãe.

– O pai e outros familiares podem e devem apoiar no momento da amamentação, ajudando no que for possível, fazendo carinho no bebê, cantando músicas ou colocando-o para arrotar.

– O aleitamento materno fortalece os músculos dos lábios, boca e língua; preparando estes órgãos no aprendizado da fala.

– Para outras informações ou em casos de dificuldade ou impossibilidade para amamentar, deve-se procurar ajuda de um Fonoaudiólogo, na maternidade ou no posto de saúde mais próximo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.