Edição impressaConfira a última edição impressa

Capacitação sobre Currículo Básico Comum reúne mais de mil professores da rede estadual da SRE/Pouso Alegre

Professores do 6º ao 9º ano de escolas estaduais recebem, até 12 de abril, capacitação sobre o Currículo Básico Comum (CBC), que vem sendo realizada em três polos da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre.

A atividade, iniciada em 25 de março, é voltada para professores de todas as disciplinas e tem por objetivo o aperfeiçoamento de suas práticas de ensino, por meio de oficinas específicas para cada área de atuação, e do uso do Caderno de Boas Práticas, no qual são escritas boas práticas como orientações para o trabalho e ações concretas para que elas aconteçam.

Nas oficinas, são apresentadas novas ferramentas para que as aulas sejam mais interativas e atrativas para os estudantes. Na disciplina de Matemática por exemplo, são utilizados jogos, em Língua Portuguesa, leitura e produção de textos.

Os professores participantes são levados a refletir sobre a importância da utilização do CBC no dia a dia dentro de sala de aula. Durante os três dias de capacitação, os alunos da rede estadual são dispensados das aulas, porém, estes dias já foram previstos no calendário escolar 2013, garantindo os 200 dias letivos. Ao voltarem para a escola, os alunos têm acesso a um novo universo de ferramentas didático-pedagógicas com o retorno dos professores ainda mais capacitados e motivados.

Do dia 25 ao dia 27 de março, a capacitação é realizada no polo Cambuí para 349 professores em diferentes áreas. De 3 a 5 de abril, é a vez de 512 professores receberem a capacitação no polo Pouso Alegre. No polo Ouro Fino, a capacitação vai reunir 295 professores, nos dias 10, 11 e 12.

Segundo a Superintendente Regional de Ensino de Pouso Alegre, Mônica Flores de Carvalho Ribeiro, alguns professores se restringem a cumprir as atribuições do cargo que ocupam, como se houvesse uma linha imaginária que não pudessem ultrapassar. A Superintendente ressalta que “Superar desafios, melhorar a realidade educacional e ressignificar a escola pública significam superar as expectativas e se esforçar para entender os alunos e o que é importante para eles. O professor, todos os dias, tem a chance de escolher entre o que se espera dele e o além do esperado, para alcançar algo notável (que leve os alunos à motivação, a comentarem com amigos e se tornarem aprendizes de fato). Quando se alcança este estágio, a satisfação e o sucesso não são só do aluno; o professor fica mais feliz consigo mesmo e com sua profissão”.

Ainda de acordo com Mônica Flores, a SRE Pouso Alegre quer que os professores se sintam apoiados e, por isso, nas capacitações é perguntado quais são as necessidades deles. Tudo é ouvido com atenção pela Superintendência para que SRE e os professores possam encontrar juntos as soluções. Com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), este suporte tem sido contínuo e os professores estão sempre atualizados e qualificados. “A carreira de professor é sempre mais leve para os que encaram como oportunidade de fazer a diferença. Professor, coragem! Você deve ser o primeiro responsável para mudar o que não está bom e nós estamos aqui para apoiá-lo. Conte conosco!”, completa a Superintendente.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.