Edição impressaConfira a última edição impressa

Cemig firma novo contrato para geração de energia a partir do lixo

Energia gerada será capaz de abastecer cidade com 60 mil habitantes

 

Foi inaugurada na sexta-feira (15/06), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, uma estação para captação e aproveitamento de biogás destinado à geração de energia elétrica. Pelo convênio firmado com a Energas Geração de Energia, empresa responsável pelo empreendimento, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig comercializará a totalidade de energia gerada no período de quatros anos.

 

O biogás proveniente da decomposição do lixo acumulado no antigo aterro sanitário de Uberlândia será captado e direcionado ao sistema composto por quatro geradores capazes de produzir aproximadamente 5 MWh, energia suficiente para abastecer uma cidade com população de 60 mil habitantes. Atualmente, a planta possui um motor com potência instalada de 1,4 MWh, tendo previsto para o segundo semestre agregar um segundo motor que trará uma potência instalada total de 2,840 MWh. Este projeto de aproveitamento de biogás é o segundo de Minas Gerais e o 5º do Brasil, considerando sua capacidade instalada. A energia comercializada, que equivale a cerca de 1.100 MWh/mês, será vendida à Cemig.

 

O aterro sanitário de Uberlândia, encerrado em outubro de 2011, recebia cerca de 600 toneladas de resíduos por dia. Aproximadamente 2,1 milhões de resíduos presentes no aterro fermentam e produzem o biogás – mistura gasosa composta por cerca de 50% de metano. Este gás, além de ser altamente inflamável, é muito prejudicial ao meio ambiente. Especialistas atestam que o seu impacto sobre o efeito estufa é 21 vezes superior ao causado pelo gás carbônico.

 

Segundo Marcos Aurélio Alvarenga Pimentel, superintendente de Compra e Venda de Energia no Atacado da Cemig, o apelo ambiental da energia produzida pela usina é muito forte, em função da redução na emissão de gases de efeito estufa. “Ela permite um melhor tratamento ecológico do lixo que se encontra no aterro sanitário, a partir do qual há geração de energia elétrica limpa.” De acordo com o superintendente, além da questão ambiental, há também um forte apelo econômico e comercial neste contrato firmado com a Energas. “A energia que a Cemig comercializa será vendida para consumidores de uma categoria chamada especial que, por adquirirem energia incentivada, obtêm uma economia na conta de energia se comparada ao mercado cativo, o que lhes proporciona maior competitividade”, explica Marcos Pimentel.

 

A estação de aproveitamento foi projetada e construída pela Energas Geração de Energia, joint venture firmada entre as empresas Asja Brasil (que compõe o grupo internacional Asja) e Limpebrás Resíduos, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de aproveitamento energético do biogás do aterro sanitário de Uberlândia.

 

Energia Incentivada em BH

Em Belo Horizonte, a Cemig é parceira do Consórcio Horizonte Asja – grupo italiano líder em seu país na produção de energia através de fontes renováveis – na comercialização de energia gerada a partir de biogás explorado no aterro sanitário da BR-040, desativado em 2007, no Bairro Jardim Filadélfia, região Noroeste. No local, foi instalada em 2010 uma estação de aproveitamento de biogás e uma usina termelétrica, que vai gerar energia utilizando os 21 milhões de toneladas de lixo acumulados em mais de 20 anos.

 

O gás captado, após receber um tratamento, é usado como combustível para mover os motores da termelétrica que gera energia e a envia diretamente para uma subestação da Cemig, presente no local. Essa energia segue para a rede da Cemig e está disponível para ser comercializada.

 

Desde o início da operação, a planta de produção de energia alternativa está gerando em média 2.800 MWH/mês. Conforme contrato, a Cemig receberá anualmente, entre 2011 e 2014, 4,9 MW médios, energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Diamantina nesse mesmo período

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.