Edição impressaConfira a última edição impressa

Combatentes na provação

Assim como Jesus sofreu perseguições, também os que o seguem sofrerão. Ele próprio disse: “O discípulo não está acima do seu mestre…” (Mt 10,24). O discípulo acabará vivendo aquilo que o mestre viveu. Então podemos concluir que, se trataram mal Jesus, o que não farão conosco? Jesus deixa bem claro: “Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mc 8,34b). 

O Senhor não tem receio de fazer-nos passar pela provação. Ele sabe que precisamos ser provados. É a única maneira de criarmos têmpera e nos tornarmos os valentes guerreiros de que o Senhor precisa. Não estranhe: os seus combatentes passam por muitas tribulações. Eles são testados no fogo da provação. 

Não é possível ser cristão e não ser perseguido. Quem não passa, como Jesus, por perseguições, controvérsias e tribulações de todo tipo é porque não está vivendo um autêntico cristianismo. Jesus nos mostra isso como bem-aventurança: 

“Felizes sois vós quando vos insultam, vos perseguem e mentindo dizem contra vós toda a espécie de mal por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque grande é a vossa recompensa nos céus: foi assim, com efeito, que perseguiram os profetas que vos precederam” (Mt 5,11-12a)

Quero lhes contar o seguinte: uma pessoa muito próxima a mim contava que aqueles que viviam na sua casa lhe diziam: “Você é como a nossa “consciência”, vive nos acusando. Sua presença, seu jeito, suas palavras nos acusam”. Essa pessoa não fazia nada disso…, mas os outros se sentiam acusados e agredidos só porque ela lutava para testemunhar Deus com a sua vida. 

Portanto, não se iluda! Se somos de Deus, se vivemos de modo cristão, acabamos por incomodar. E é esse incômodo que pode salvar. Na verdade, não somos nós que incomodamos. É o Evangelho que vivemos. A luz de Deus que está em nós. 

O Senhor nos criou para sermos fortes, combativos, “homens de guerra”. Mas, infelizmente, o mundo nos fez pessoas frágeis: medrosas, inseguras, quebradiças. Somos uma geração que não aguenta dor alguma: vivemos recorrendo a analgésicos. Não aguentamos uma caminhada longa. Mas não fomos feitos para isso; pelo contrário: a nossa natureza é de guerreiros. Somos imagem e semelhança de Deus. Se o nosso Deus é “guerreiro”, nós também o somos. Precisamos voltar à nossa origem: fomos feitos para a luta, para a vitória, não para sermos “moles”. É para isso que o Senhor está nos treinando. 

Deus quer e precisa nos provar. Precisamos passar pela prova: somente assim, criaremos têmpera. Essa têmpera é necessária para não sermos derrotados. Deus nos prova na vida, no sofrimento, e na dor, para sermos aprovados e assim conquistarmos a vitória.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo. Acesse: www.padrejonas.com / http://twitter.com/padrejonasabib

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.