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Como melhorar a dinâmica de uma empresa familiar?

Comunicação e respeito das hierarquias devem ser levados a sério. É histórico, pessoas investirem no seu próprio negócio, movidas por razões como a própria sobrevivência, o sonho de libertar-se da condição de empregados ou por reconhecerem uma oportunidade de crescimento pessoal e da família.

Inicialmente as tarefas são divididas com o cônjuge, posteriormente, com os filhos, e à medida que o negócio vai crescendo, irmãos, sobrinhos e até os próprios pais são incorporados ao quadro de funcionários. Criou-se aí uma empresa familiar, onde seu fundador gera, acumula e distribui a riqueza visando melhorar a situação e as condições sociais de sua família.

A Sociedade Familiar, que tem sua importância no cenário socioeconômico brasileiro, carrega consigo questões complexas, independente do nível do negócio realizado, que colocam em risco a sua expansão e até impede que a maioria não vá além da primeira geração, por isso o controle e gestão dos negócios e das pessoas que ficam centralizados na figura de seu fundador precisam ser bem estabelecidos. 

Abaixo, algumas dicas de como melhorar a dinâmica deste tipo de empresa: 

Cuidado. Nos negócios a razão e a emoção precisam estar equilibradas para o real crescimento da empresa. Decisões de novas contratações, demissões e retiradas, por exemplo, precisam se fazer com a consciência das necessidades reais do momento.

Todo funcionário deve estar à altura do cargo que ocupa. O aumento de conhecimento específico crescente e habilidades relacionais devem ser incentivadas e reconhecidas. Assim, as promoções devem acontecer por mérito profissional, pelo grau de comprometimento e conhecimento, pelos resultados que proporciona.

A supervalorização da confiança confere aos funcionários importante papel no desempenho da empresa, mas também cria neles um estado de submissão e obrigação que interfere diretamente na sua criatividade e em seu crescimento. 

O excesso de intimidade gera a falta de privacidade que acaba expondo questões familiares mais íntimas ao ambiente de trabalho. Isso pode abalar a imagem profissional de alguns ou até a estrutura da própria empresa. 

Lembramos que respeitar e honrar a ordem hierárquica não significa concordar, e sim, dar a cada um o direito de ser o que é e pertencer ao seu lugar específico na família. O desrespeito disso, em qualquer situação, causa confusão, o que chamamos tecnicamente em “Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais” (terapia sistêmica reconhecida mundialmente por sua efetividade) de emaranhamentos. Esses emaranhamentos são responsáveis pelas dificuldades relacionais, de crescimento, enfim, pelos desconfortos das partes e do sistema como um todo. 

Separar os papéis pessoais na família dos papéis profissionais na empresa é um grande desafio que precisa ser encarado, e o quanto antes isso acontecer, mais chances a empresa terá de sobreviver. 

Reconhecer a importância da empresa para a família, para a comunidade e para os seus funcionários é compreender que ela é um organismo vivo e que merece tanto quanto a família o respeito e o cuidado. 

Quando as coisas já se estabeleceram de forma inadequada e seus gestores não conseguem sozinhos estabelecer uma nova ordem, é preciso uma ajuda profissional, e a partir de inúmeros trabalhos com questões deste tipo recomendamos: 

Primeiramente uma “Constelação Organizacional”, para trabalhar em um nível mais profundo, inconsciente, e transformar o que está interferindo silenciosamente no crescimento harmonioso do todo;

Num nível mais concreto, uma Consultoria para avaliar e sugerir as mudanças adequadas e como implementá-las;

Treinamentos de temas específicos para o quadro de funcionários, para desenvolver as competências necessárias levantadas na Constelação e na Consultoria;

Processos de Coaching para as principais lideranças garantirão a manutenção e o desenvolvimento do trabalho realizado. 

É bom lembrar que sensibilidade, compreensão, comunicação e respeito são ingredientes essenciais para a vida em qualquer circunstância, mas para uma empresa é necessário somar os conhecimentos específicos, visão de futuro, visão do todo, disposição, um motivo forte para sustentá-lo nos momentos mais desafiantes, e ser um líder coach, aquele que respeita a ordem estabelecida e ajuda seus liderados em seu desenvolvimento, para sua realização e para os melhores resultados da empresa.   

*Roselake Leiros, coach de Carreira, Empresarial e de Família; palestrante especializada em Comportamento Humano; diretora-executiva e fundadora da CSM– CrerSerMais Desenvolvimento Humano e Empresarial, há mais de 11 anos, referência de excelência.

 

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