Edição impressaConfira a última edição impressa

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Borda da Mata promove seu primeiro Congresso com o tema: “Ações voltadas para a garantia de políticas de proteção integral das crianças e adolescentes e o respeito às diversidades”.

 

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu seu primeiro Congresso com o tema: “Ações voltadas para a garantia de políticas de proteção integral das crianças e adolescentes e o respeito às diversidades”. Reuniu profissionais renomados que abordaram temas essenciais para o desenvolvimento infantojuvenil. O evento que aconteceu na Câmara Municipal de Borda da Mata, contou com a participação de autoridades, professores, sociedade civil, crianças e adolescentes.

No primeiro dia, a nutricionista Walquíria Alice de Almeida Megale, destacou a importância da alimentação saudável das crianças, adolescentes e adultos. O chefe do esporte, Diego Silva Alves Ferreira, contou um pouco sobre sua experiência esportiva e enfatizou a importância da prática na formação integral das crianças e adolescentes. O Coordenador Pedagógico da APAE, Thiago Palmeira de Senna Lima e a Assistente Social Evelyn Aparecida Ribeiro de Freitas Carvalho, apresentaram sobre o Projeto da APAE: Conectar e Somar para garantir inclusão, relatando também sobre a participação dos alunos da E. M. Benedita Braga Cobra neste projeto. A presidente do Conselho, Andressa Carvalho Machado, fez a apresentação dos membros do CMDCA e enfatizou a importância da atuação do Conselho na sociedade.

No segundo dia, o Congresso contou com a participação do Mestre Pardal, da Capoeira, que conversou com o público sobre suas experiências e enfatizou sobre a prática esportiva como prevenção ao mundo da criminalidade. Os participantes do Projeto Entre o Berimbau e o Caderno, fizeram uma belíssima apresentação de capoeira ao público presente. Um grupo dealunos da E. M. Francisco de Souza Costa apresentaram o Maculelê, expressão cultural que combina dança, música e luta.  A psicóloga, Carla Nathália Gomes da Silva, enriqueceu o evento com sua fala sobre saúde mental, abordando aspectos psicológicos no processo de crescimento e desenvolvimento.

O evento também contou a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), representado pela Coordenadora Cléia Mesquita Ribeiro que é responsável pelas oficinas ofertadas aos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. O professor Thiago Feitosa proporcionou momento de encantamento com apresentação musical de seus alunos.

Uma parte especial do evento foi dedicadaà certificação das crianças que participaram do curso de culinária, ministrado pela professora Narandy. Trabalhos desenvolvidos pelas crianças da Oficina de Artesanato foram expostos para todos os participantes. O reconhecimento do esforço e dedicação dessas crianças ressalta o compromisso do município com o desenvolvimento de habilidades diversas.

Prefeito Afonso e vice-prefeito, Célio Cabral marcaram presença nos dois dias de evento, demonstrando o apoio da Administração Municipal às iniciativas inovadoras para a promoção dos direitos da criança e do adolescente.

O 1º Congresso do CMDCA foi um marco significativo, proporcionando um espaço de diálogo, aprendizado e integração entre diferentes setores da sociedade, todos unidos pelo compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes de Borda da Mata.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.