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Convênio promove inserção de pequenos negócios na cadeia de petróleo e gás

Quase 12 mil micro e pequenas empresas foram qualificadas para atuar como fornecedoras dessa cadeia

Um convênio firmado entre o Sebrae e a Petrobras permitiu a inserção competitiva e sustentável de quase 12 mil micro e pequenas empresas (MPE) de 15 estados brasileiros na cad eia de petróleo e gás. Desde outubro de 2004, quando o acordo entrou em vigor, estima-se que já foram gerados R$ 4,5 bilhões em negócios. O balanço foi apresentado no seminário Accelerate Oil & Gas, nesta quarta-feira (16), em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

No painel Suporte e Infraestrutura, Eliane Borges, coordenadora nacional dos Projetos de Petróleo e Gás do Sebrae, apresentou outros indicadores positivos, como o aumento de 25% no volume de vendas e de 13% nos postos de trabalho, bem como crescimento de 25% e 29% no número de pequenos negócios fornecedores para a Petrobras e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), respectivamente. “Trata-se do maior programa na América Latina para inserção de micro e pequenas empresas nessa cadeia produtiva”, afirmou.

A coordenadora do Sebrae explicou que o trabalho, que faz parte das ações do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo (Prominp), do governo federal, contempla pequeno s negócios de perfis diversificados, que vão da prestação de serviços de alimentação e hospedagem a empresas que desenvolvem alta tecnologia.

Entre as estratégias adotadas pelo convênio, segundo Eliane Borges, está o estímulo  ao encadeamento das MPE com as grandes empresas, iniciativa que já conta com 200 âncoras; apoio à criação de Redes Petro, que reúnem empresários e instituições; mapeamento das demandas tecnológicas; promoção de Rodadas de Negócios e participação em feiras especializadas.

“As micro e pequenas empresas são ágeis, flexíveis e têm uma grande capacidade de inovação. No entanto, é preciso um grande investimento na capacitação para estruturar o negócio de forma a atender a todos os requisitos estabelecidos por essa cadeia produtiva, uma das mais exigentes”, reforçou Eliane Borges.

Durante o evento, a presidente da Rede Petro Brasil, Ana Mendonça, anunciou  que a instituição vai lançar, na Rio Oil & Gas, em setembro, o Petro Guia Brasil, que deve reunir em um portal todas as empresas que participam do convênio. A ideia é dar visibilidade as quase duas mil empresas que participam das 17 Redes Petro estaduais.

Accelerate Oil & Gas

Organizado pela Faircount Media Group, empresa inglesa de eventos e publicações, e patrocinado pelo Sebrae, o seminário reuniu durante dois dias mais de 700 participantes, entre especialistas do setor e representantes de 150 empresas de 12 países. Pré-sal e a regulamentação, exploração, produção e oportunidades do setor de petróleo e gás, foram alguns dos temas abordados no evento.

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