Edição impressaConfira a última edição impressa

Divulgados os vencedores do III Prêmio Sebrae Minas Design

Projetos finalistas serão reunidos em exposição aberta ao público, no Palácio das Artes

O Sebrae-MG premiou 12 dos 45 finalistas selecionados entre os 97 projetos classificados do III Prêmio Sebrae Minas Design, na noite de (20/9),em Belo Horizonte. Forampremiados um profissional e um estudante nas categorias Brindes e materiais esportivos, Design social (em aço), Embalagem para mel, Utensílios para café,  Arranjos Produtivos Locais (APL em MG) e Resíduos.  A cerimônia foi realizada no Palácio das Artes, dentro da programação da IV Bienal Brasileira de Design.

 

O Prêmio Sebrae Minas Design busca aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de Minas Gerais, incentivando o desenvolvimento de produtos originais e funcionais para os segmentos escolhidos. Nesta edição a premiação recebeu 285 inscrições. Os critérios de avaliação dos projetos foram a economia de recursos, a eliminação de desperdícios, a otimização de processos e a melhoria do portfólio de produtos das empresas.

 

Todos os projetos classificados vão integrar um catálogo elaborado e distribuído pelo SEBRAE-MG para as empresas dos setores selecionados nesta edição do concurso. O objetivo é despertar o olhar dos empresários para os benefícios que o design pode agregar às micro e pequenas empresas, sobretudo, quanto à competitividade e sustentabilidade. Dessa forma, o Sebrae busca inserir o design na estratégia de negócio dos setores produtivos do estado.

 

Os finalistas também receberão certificado e participarão da mostra do prêmio, que será realizada no Palácio das Artes, durante a 4ª Bienal Brasileira de Design. Mais uma forma de inspirar o olhar das pessoas quanto à aplicação prática do design em diversos segmentos. Os vencedores, um de cada categoria e setor produtivo do regulamento, receberão troféu e participarão de uma missão técnica internacional, em destino que ainda será divulgado.

 

 

Economia criativa e design

 

Também como parte da programação da IV Bienal Brasileira de Design, nos dias 22 e 23 de outubro, o Sebrae-MG vai promover o Seminário Internacional de Economia Criativa e Design, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O evento reunirá alguns dos maiores nomes do design mundial e tem por objetivo criar um ambiente que facilite a incorporação do design pelas empresas e pelos talentos dos segmentos da economia criativa. Serão abordados temas como a promoção de um novo design para um novo mundo, o redesenho de modelos de negócios, a inserção do design mineiro no mercado internacional, dentre outros, com um olhar voltado para a sustentabilidade.

 

Projetos Vencedores – Categoria Profissional

 

Brindes e Materiais Esportivos: “Projeto Panoletos”

Amuletos de pano que traduzem a diversidade e carisma do brasileiro abusando das cores, texturas e padronagens, os Panoletos são uma coleção de bichos com personagens criados a partir da fauna brasileira.

Inscrito por: Amanda Moreira, Camila Fortes e Denise Schwenck

 

Design Social: Projeto Energia Portátil

A proposta além de fazer uma ponte entre uma tecnologia de geração de energia verde e o usuário final, possibilita o deslocamento dessa tecnologia. Funcionando como uma mini-usina portátil, o objeto abriga placas fotovoltaicas, transformando luz solar em energia elétrica.

Inscrito por: Eduardo Campos Moreira e Belisa Murta

 

Embalagem para Mel: “Projeto Mel Orgânico Floras”

As embalagens tentam explorar e valorizar uma das principais características do mel: a sua florada de origem. Criando uma embalagem simples, de fácil manuseio tanto pelo produtor quanto pelo consumidor e com características que a diferenciam de suas concorrentes quando expostas para distribuição.

Inscrito por: Filipe Alvarenga de Sá

 

 

Utensílios para Café: Projeto “Linha de Cerâmica para Café – CaféZen”

O conjunto de peças em cerâmica para café foi desenvolvido para pousadas e hotéis de Minas Gerais. Permite dispor e servir elegantemente à mesa o café e o leite de uma forma harmônica e encantadora.

Inscrito por: Ivan Mota Santos

 

APLs de Minas (Cerâmica Vermelha): Projeto “Cobogós do Cerrado”

O projeto busca resgatar uma técnica arquitetônica amplamente utilizada no Brasil nas décadas de 50 e 60 e também valorizar, através da retratação de seus elementos formais, o segundo maior bioma brasileiro: o Cerrado. Apresenta uma linha de novos padrões para cobogós ou elementos vazados, destinados à produção em cerâmica vermelha no Arranjo Produtivo Local de Ituiutaba.

Inscrito por: Iara Aguiar Mol

 

Resíduos: Projeto “Painel Regen” (madeira)

Um rejeito industrial comum hoje é o resíduo de painel à base de madeira. Uma destinação de longo prazo seria um painel modular produzido com pedaços de vários tamanhos e cores, que pode ser usado na fabricação de móveis eem decoração. Aprodução pode ser realizada por pequenas cooperativas na periferia das regiões industriais.

Inscrito por: Bernardo Senna

 

Projetos Vencedores – Categoria Estudante

 

Brindes e Materiais Esportivos: Projeto “Carteira P.monha”

P.monha é uma carteira baseada na simplicidade e irreverência do tecido. O nome remete à pamonha, doce típico, embalado com folhas de forma simples no formato de pequeno pacote. É obtido a partir de um retângulo de tecido que, dobrado, passa a formar os bolsos da carteira. Seu dimensionamento é ideal para guardar documentos.

Inscrito por: Hugo Hissashi H. Hisamatsu

 

Design Social: Projeto “Rampa Portátil de Acessibilidade ‘Movida’”

Rampas móveis, para serem portadas pelo próprio cadeirante, ou mesmo por um acompanhante, dando ao usuário de cadeira de rodas a possibilidade de acesso em locais que não respeitam essa condição de acesso igualitário a todos (com degraus de15 centímetrosde altura – altura oficial de calçadas adotada no Brasil), como por exemplo, muitas vias antigas de cidades.

Inscrito por: Juliana Maria Moreira Soares

 

Embalagem para Mel: Projeto “Buzzz…”

Embalagem inspirada na anatomia do abdômen das abelhas. A geometrização da forma de referência favorece uma identificação icônica do produto além de contribuir para uma experiência estética agradável no processo de exposição, estimulando o processo de compra por parte do consumidor final.

Inscrito por: Klivisson Dennison

 

Utensílios para Café: Projeto “Café Sabores da Colônia”

A proposta é um café especial no formato café solúvel produzido no território mineiro e com notas de especiarias (Exemplos: cravo, canela, pimenta, cacau, etc) que aguçam o paladar e o aroma. O objetivo é ressaltar valores locais e temas que dialogam com o terroir. A referência utilizada foi o período colonial.

Inscrito por: Ana Carolina Ribeiro e Fabiana Bergamaschine

 

APLs de Minas: Projeto “MOD – Mobiliário Multifuncional”

Móvel versátil e dinâmico, que segue tendências de comportamento e produção. Por ser um móvel modular e criativo, foram desenvolvendo alguns acessórios que permitem utiliza-los como: mesa de jantar, penteadeira, rack para TV, aparador, cabeceira de cama, entre outras, tendo como beneficio funcionalidade, possibilitando a otimização de espaços.

Inscrito por: Fernando Henrique Moraes Borges

 

Resíduos: Projeto Tijolo “Brick”

A proposta do Brick é de aliar beleza, praticidade e preço com o objetivo de desenvolver um módulo que já possua o acabamento final da construção, evitando a necessidade do uso de qualquer tipo de acabamento, ou seja, objetivar a redução do processo da construção.

Inscrito por: Samuel Matos

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.