Edição impressaConfira a última edição impressa

Dois produtores de leite de Senador José Bento participam do 1º Encontro Mineiro do Balde Cheio em Belo Horizonte

senador-2.jpg

O Expominas BH ficou lotado de produtores rurais no final de maio. Com a presença de 1,5 mil pessoas, entre produtores de leite, técnicos e autoridades, o Sistema FAEMG SENAR promoveu o 1° Encontro Mineiro do Balde Cheio – Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira. Além de fazer parte das comemorações dos 60 anos da FAEMG, o evento marcou os quatro anos do Balde Cheio no Estado.

O Balde Cheio une pesquisa e extensão para aumentar a produtividade, gerar lucro e melhorar a qualidade de vida no campo. O trabalho consiste na adoção de técnicas simples de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade. Com tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o programa é coordenado, em Minas Gerais, pelo sistema FAEMG SENAR. Participam entre 1,5 mil e 2 mil produtores. São 137 municípios assistidos, de todas as regiões do Estado. A meta para este ano é chegar a 210 cidades.

Resultados positivos

“Este é um dia glorioso. O Balde Cheio vai crescer ainda mais, pois é um programa robusto, sustentável e fundamentado em boas experiências”, ressaltou o presidente da FAEMG, Roberto Simões. O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), fez coro a essas palavras, dizendo que “o Balde Cheio leva esperança e possibilidade de uma vida melhor no campo”. Já o secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento, destacou o poder de mobilização e organização do setor: “Presenciamos hoje um ato emocionante, que mostrou a força do agronegócio”.

Com produção de nove bilhões de litros de leite em 2010, ou 30% da produção nacional, Minas acumula resultados positivos com o Balde Cheio. Os participantes do programa relatam maior eficiência na produção de leite e, consequentemente, aumento dos lucros e melhoria da qualidade de vida. No encontro, foram homenageados o presidente da FAEMG, os idealizadores do programa – o pesquisador Artur Chinelato de Camargo e o consultor Vidal Pedroso de Faria -, e os primeiros produtores, técnicos e entidades a ingressarem no programa.

O município de Senador José Bento, que está iniciando no programa, participou com a presença dos produtores André do Carmo Ferreira e Murilo Epifane da Silva e do técnico local Eng° Agr° Carlos Wessel Neto.

Fonte: FAEMG.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.