Edição impressaConfira a última edição impressa

Empresa do Sul de Minas é finalista do Oscar da Ecologia Brasileira

A Aja Tecnologia, de São Lourenço, concorre com projeto de PC feito de garrafa PET

A Aja Tecnologia (Ajatec), empresa de desenvolvimento tecnológico, da cidade de São Lourenço no Sul de Minas Gerais, é finalista do Oscar da Ecologia Brasileira 2012 – Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza – na categoria Prêmio Sucesu Minas de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação.

A premiação será realizada hoje quarta-feira (28/11), a partir das 19h, no Teatro do SESC-Palladium,em Belo Horizonte, e terá  a presença do governador Anastasia e da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entre outras autoridades.

O Oscar da Ecologia visa reconhecer e destacar as principais iniciativas socioambientais que contribuem para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das populações.

A Ajatec, que tem foco social, sustentável e ecológico, é finalista com o “EcoPC”, computador feito de garrafa PET. Para criar o PC sustentável, os empresários utilizaram 20 garrafas PET, formando um gabinete pequeno de 5 por18 centímetros. Além de a carcaça ser totalmente ecológica, a parte interna também ganhou uma atenção especial nesse sentido. Para a criação do computador sustentável foi utilizada uma placa mãe de baixo consumo energético, ou seja, enquanto um computador tradicional gasta 60 W de energia, EcoPC gasta 20,7 W.

O computador tem HD de 500 GB, memória de 4 GB e processador dual core. A máquina não tem problemas de aquecimento, mesmo sendo produzida com um material mais delicado.

Sebraetec

A Ajatec é atendida pelo programa Sebraetec, do Sebrae, na área de design de produto. Esse programa permite às empresas participantes o acesso a serviços de inovação e tecnologia. No atendimento à Ajatec foram avaliadas e combinadas técnicas, métodos, materiais, tecnologias e custos para o desenvolvimento do PC.

“Estamos auxiliando no desenvolvendo do design do produto com foco no mercado. Acreditamos que esse projeto trará um grande desenvolvimento para a cidade, além de disseminar a sustentabilidade aos consumidores”, afirma a analista técnica do Sebrae-MG, Ticiana Lopes.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.