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Encontro debate alternativas para comércio e serviços

1º Simbracs conta com apresentação do Sebrae sobre iniciativas de apoio ao setor

 

Os entraves e as alternativas para o comércio e serviços serão debatidos por autoridades públicas e gestores de instituições de apoio aos dois setores, empresários, trabalhadores e pesquisadores. O 1º Simpósio Brasileiro de Polí ticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs) será realizado de 28 a 29 de novembro, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio do Sebrae.

O Simbracs integra o Plano Brasil Maior – política industrial do governo federal lançadaem outubro. Osdebates abordarão temas como normatização, certificação, inovação, exportação e crédito para os setores de comércio e serviços, além de mercado de capitais para pequenas e médias empresas.

No evento, também serão apresentadas iniciativas desenvolvidas pelo MDIC e Sebrae para o segmento, como um atlas do setor terciário no país, que deverá ser lançado até o fim de 2013. “Empresários e gestores públicos terão informações para a tomada de decisão, seja sobre investimentos, por parte do setor privado, ou políticas de apoio e incentivo, pelo poder público”, explica a analista de Atendimento Coletivo na área de Serviços, do Sebrae, Andrezza Torres.

Segundo ela, o MDIC e o Sebrae também apresentarão os cursos e capacitações para empresas dos dois setores. “A ideia é possibilitar que essas informações cheguem a quem precisa, de forma adequada”, explicou.

“Os debates impactarão diretamente as micro e pequenas empresas (MPE) dos setores de comércio e serviços, que representam 84,8% do total de negócios formais do país”, avalia o analista de Atendimento Coletivo na área de Comércio, do Sebrae, Alberto Vallim. Ele toma por base números do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que apontam que das 6,1 milhões de empresas que entregaram a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) em 2010, mais de 5,1 milhões eram MPE – acima de 3,1 milhões no setor de comércio e mais de 2 milhões na área de serviços.

No Simbracs, o Sebrae promoverá palestras sobre programas e projetos em prol da competitividade das MPE. Entre eles, o de Agentes Locais de Inovação (ALI), que oferece consultoria para a implantação de práticas inovadoras; Negócio a Negócio, que orienta os empresários sobre gestão, e Sebrae 2014, que prepara os empreendimentos para as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA 2014. Também serão apresentados projetos como o INOVarejo, que dissemina inovação e tecnologia nas empresas, além do projeto de revitalização de espaços comerciais.

 

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