Edição impressaConfira a última edição impressa

Endodontia: um meio seguro de preservar seus dentes

O QUE É ENDODONTIA?

A endodontia é a especialidade da odontologia que se ocupa com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ou injúrias da polpa dental (popularmente conhecida como nervo do dente). O tratamento de canal é a opção ideal para salvar um dente cuja polpa ficou comprometida gerando dor e infecção e, que de outra forma, teria que ser extraído.

COMO OCORRE O COMPROMETIMENTO DA POLPA?

As causas mais frequentes de doença ou necrose pulpar são cáries extensas, restaurações profundas, traumas como uma pancada forte em um dente, fraturas e doença periodontal (gengiva).

QUAIS SINAIS E SINTOMAS INDICAM UMA POLPA DOENTE?

O sintoma mais característico para indicar o tratamento endodôntico é a dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo, de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor (quente). Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve.

Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar.Porém nem sempre que um dente dói, deve-se receber tratamento endodôntico. Os dentes podem ter respostas dolorosas a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso (gelado), calor intenso(quente), doce, salgado ou ácido. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com o colo exposto, ou seja, retração da gengiva e em dentes submentidos a cargas intensas, durante a mastigação. Nesses casos, removendo-se a causa, cessa a sensibilidade.

Por isto é necessário observar estes sinais e sintomas:

-Abcesso na gengiva;

-Sensibilidade térmica (quente ou frio);

-Dor aguda e latejante no dente;

-Inchaço e dor ao toque;

-Dor constante tipo pressão;

-Cárie profunda que atingiu a polpa do dente(nem sempre se sente dor);

-Dano ou trauma ao dente.

COMO SE CARACTERIZA O TRATAMENTO ENDODÔNTICO (TRATAMENTO DE CANAL)?

O tratamento endodôntico pode ser realizado em sessão única ou em mais sessões dependendo do diagnóstico, do número de raízes e da complexidade do caso. O conceito de efetuar o tratamento em uma única consulta não é novo, no entanto, vem sendo mais utilizado atualmente devido ao surgimento crescente de comprovações científicas e experiência clínica favorável.

COMO SERÁ O FUTURO DO DENTE TRATADO ENDODONTICAMENTE?

Estudos apontam uma taxa de sucesso em 90 a 95% dos casos. Os casos de insucesso podem ainda ser passíveis de retratamento ou tratamento cirúrgico para preservar o dente.

Os dentes tratados podem durar por toda a vida através de uma boa higiene oral e de consultas periódicas, para avaliar o estado do dente e dos tecidos perirradiculares.

 

*Domingues, A.R.;* Lima, M.F.;* Lima, W.F.;* Pupin,M.A.(Borda da Mata)

**Filho, E.P.

* Acadêmicos do curso de odontologia do INAPÓS.

** Professor orientador.

 

?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.