Edição impressaConfira a última edição impressa

Escolas que participam do Jovem de Futuro em Minas Gerais concluem o segundo ano do projeto com evento de confraternização

Em encontro regional, gestores e professores são premiados pelo desenvolvimento do Projeto Jovem de Futuro, que tem duração de três anos

Com o objetivo de reconhecer a boa atuação das escolas do Projeto Jovem de Futuroem Minas Gerais, na fase piloto, durante o ano de 2012, o Instituto Unibanco irá promoveuem Belo Horizonte, no dia 26 de novembro, um evento de confraternização. Estiveram presentes, aproximadamente, 150 pessoas, entre gestores, professores, representantes das Secretarias Estaduais de Educação de Minas Gerais e colaboradores do Instituto Unibanco, que terão a oportunidade de reconhecer as práticas inspiradoras que efetivamente transformaram a vida e a realidade do Ensino Médio público. Neste ciclo de três anos, o Jovem de Futuro beneficiou 24.100 alunos em 25 escolas em todo o estado.

O Projeto Jovem de Futuro foi implantado em 2008em Minas Geraiscom o objetivo de aprimorar a gestão escolar de escolas públicas do Ensino Médio, oferecendo apoio técnico e financeiro em um período de três anos. Vinte escolas concluíram este ciclo em 2010 e, agora em 2012, outras 25 escolas concluem o segundo ano. Nesse tempo, os colégios participantes do projeto deveriam apresentar uma melhora significativa no desempenho. “O Jovem de Futuro foi um sucesso nessas escolas. Avançamos além do programado e hoje podemos afirmar que conseguimos aumentar o envolvimento da sociedade no cotidiano da escola, entre outros aspectos positivos”, afirma Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

Para celebrar esses avanços, durante o evento, as escolas com melhor destaque nas metodologias SuperAção na Escola, que visa promover a mobilização da comunidade para realizar melhorias na escola, e Estudar Vale a Pena, campanha que envolve toda a comunidade escolar em ações para estimular o aluno a concluir o ensino médio, serão premiadas com troféus e placas de mérito. “Essa é uma ação simbólica para demonstrar o reconhecimento que temos por essas escolas, que acreditam e apostam no Jovem de Futuro para melhoria do Ensino Médio publico brasileiro” diz Henriques.

 

Sobre o Jovem de Futuro

 

O Jovem de Futuro é um projeto com foco na gestão escolar voltada para resultados, que visa contribuir para a melhoria do Ensino Médio Público brasileiro e reduzir os índices de evasão nesse período. Criado pelo Instituto Unibanco em 2007, oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente.

 

O projeto foi testado pelo Instituto Unibanco entre 2007 e 2011 nas redes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, em 45 escolas. A partir dos excelentes resultados gerados, consolidou-se como uma tecnologia educacional viável para aplicação em larga escala e, em parceria com o Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação (MEC), desde 2012, é uma política pública estadual (ProEMI/Jovem de Futuro) em sete estados do País: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e São Paulo. Estima-se que, entre 2012 e 2017, mais de 2 milhões de jovens, de aproximadamente 3 mil escolas do Brasil, serão beneficiados.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.