Edição impressaConfira a última edição impressa

Especialista ensina a evitar conflitos entre adultos ou crianças durante as férias ou feriados

A psicóloga Maria Aparecida das Neves explica como evitar discussões, desentendimentos e estresse ao passar as férias com uma turma – seja de amigos ou familiares

Quando for inevitável a companhia de pessoas com quem não se tem afinidade, seja por questões familiares ou por pressão social, Maria Aparecida aconselha que a pessoa tente se adequar, pensando que aquela situação é passageira, não perene. “Pense que você está lá para se divertir, não para gerar conflito. E que não terá de ficar na companhia daquela pessoa de quem não gosta para sempre”.

 

Outra boa estratégia é eleger um mediador para os conflitos: alguém respeitado por todos no grupo, que seja ponderado, saiba administrar crises e tenha facilidade de conversar. Mas, se mesmo assim o conflito surgir, ainda há solução. “Evite o confronto. Quando perceber que o clima está ficando hostil, afaste-se. Saia do ambiente, dê uma volta, faça alguma atividade em outro cômodo. Não provoque nem aceite provocações”, indica.

 

Quando as crianças brigarem, tente deixar que elas solucionem os conflitos sozinhas, nos casos mais leves. “Há histórias de perda de amizades e laços familiares por brigas entre crianças nas quais os adultos se meteram e acabaram conflitando entre si”, lembra Aparecida. Ela diz que a tendência é de os pais sempre acharem que seus filhos são vítimas ou prejudicados pelos demais e, assim, chamarem a atenção dos filhos alheios, o que nem sempre agrada os adultos. “Se as crianças brigarem, tente mudar o foco da atenção delas para outra coisa, criando uma nova brincadeira, por exemplo. Caso haja violência física, cada pai tem de chamar a atenção do próprio filho e todos precisam conversar juntos. O mais importante é que os adultos ajam como tal – e não tenham atitudes ainda mais infantis, porque dali a pouco as crianças estarão brincando juntas novamente”.

 

 

 

Simone Valente

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.